Os vereadores do município de Orleans se reuniram, na noite desta segunda-feira (31), para mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo orleanense. Boa parte dos vereadores dispensou o uso da tribuna, porém na parte final da reunião várias manifestações foram registradas, principalmente ligadas à investigação desencadeada pelo Ministério Público Estadual com o objetivo de identificar irregularidades que podiam estar sendo praticadas na Secretaria de Saúde do município. Alguns dos edis se pronunciarem enfatizando o caso e pedindo para que se aponte os culpados encontrados na operação, denominada de “Colina Limpa”.
“Estou indignado com o ocorrido nos últimos dias. Nossa cidade ficou conhecida por quase todo o país, mas de uma forma desagradável. Isso foi ruim para Orleans. Diante dos fatos, continuo parabenizando o trabalho do Ministério Público pelas investigações” declarou o vereador Osvaldo Cruzetta, o Vá, que relembrou ainda sobre o pedido de votação da liberação de R$ 5 milhões de reais há tempos atrás, com destino à infraestrutura do município. “Acho que todos se lembram desse projeto que entrou na casa legislativa, onde na oportunidade nós rejeitamos. A comunidade que seria beneficiada ficou brava e disse que os vereadores eram contra a pavimentação e o desenvolvimento do município. Podem ter certeza que o destino desse dinheiro também estaria sendo investigado nesse momento pela justiça”, declarou o vereador.
O vereador Vá ainda frisou a situação da área da saúde no município. Segundo ele, a pasta é a mais defasada do atual governo. “Faltam medicamentos, falta médico, faltam exames, falta tudo na saúde do nosso município. Hoje, garanto que tem muita gente arrependida do seu voto”, finalizou.
Reforçando os comentários de Cruzetta, o vereador tucano, Mário Coan, salientou que a verdade virá a tona em breve. “Todos sabem que tive o meu irmão que é inocente, envolvido nessa polêmica. Fui atrás dos fatos e constatei muita coisa que ainda está para acontecer. Têm pessoas na cidade que não estão mais dormindo tranquilas. Tenho pena do Dr. Marco, pois ele já foi do meu grupo político e agora assiste a tudo isso. Mas as coisas ainda podem ser consertadas”, frisou.
Ainda no decorrer da reunião, os vereadores votaram nas seguintes indicações, parecer e projetos:
01 – 2ª Votação do Projeto de Lei Complementar nº002 de 14 de março de 2014 – Altera a Lei Municipal nº2.355 de 21 de dezembro de 2010 e dá outras providências.
02 – 2ª Votação do Projeto de Lei Complementar nº004 de 14 de março de 2014 – Cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano do Município – FUMDUR e dá outras provdências.
03 – Votação do Parecer nº 12/2014 sobre o Projeto de Lei nº 11 de 21 de março de 2014 – Ratifica as alterações do contrato de Consórcio do Consórcio Intermunicipal de Atenção a Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina – CIASAMREC e dá outras providências. (Relator Vereador Mário Coan).
04 – Votação única do Projeto de Lei nº 11 de 21 de março de 2014 – Ratifica as alterações do contrato de Consórcio do Consórcio Intermunicipal de Atenção a Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina – CIASAMREC e dá outras providências.
05 – Votação do Parecer nº13/2014 sobre o Projeto de Lei nº 12 e 21 de março de 2014 – Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a transferir recursos financeiros, mediante a celebração de convênio à Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC, para concessão de bolsas de estudos para o curso técnico de guia de turismo nacional e dá outras providências. (Relator Vereador Mário Coan).
06 – Votação única do Projeto de Lei nº 12 e 21 de março de 2014 – Autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a transferir recursos financeiros, mediante a celebração de convênio à Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC, para concessão de bolsas de estudos para o curso técnico de guia de turismo nacional e dá outras providências.
07 – Votação da Indicação nº 33/2014 – Vereador Mário Coan indicando que seja nomina como Travessa Elizio Sampaio, a servidão com início na Rua Barão do Rio Branco.
08 – Votação da Indicação nº 34/2014 – Vereador Rodinei Pereira indicando ao Prefeito Municipal que seja feito estudo para aumento do perímetro urbano do Distrito de Pindotiba.