Cultura

Trajes antigos em exposição na Casa da Cultura

Foto: Fernanda Zampoli

Foto: Fernanda Zampoli

Um mergulho no passado através da forma de se vestir.  Esta é uma das propostas da exposição “Na linha do tempo”, que acontece na Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira. Promovida pela Fundação Cultural de Criciúma, a mostra é alusiva ao mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher e se estende até abril.

Ao todo são dez trajes, sendo dois masculinos e oito femininos que remetem ao Renascimento (1400 e 1500), passando pelo período elisabetano (1558 a 1603) e a era vitoriana (1837 a 1901). Conforme a coordenadora da Casa da Cultura, Giorgiana Savi Cunha, as roupas foram confeccionadas pelos alunos do Senai. “Queríamos algo que remetesse ao mês da mulher, uma homenagem, um pouco de moda e um pouco de cultura e conhecemos este trabalho no Senai e resolvemos trazer”, comentou Giorgiana.

Paralela à “Na linha do tempo”, está em exposição a “Barbies celebridades”, de Vânio Tomé. Nela estão 12 bonecas desenvolvidas e estilizadas pelo artista que são réplicas de famosas como Adriane Galisteu, Sabrina Sato, Wanessa Camargo, entre outras.

As exposições estão abertas ao público, no horário de funcionamento da Casa da Cultura, que é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Colaboração: Fernanda Zampoli/Decom PMC