O primeiro resultado prático da viagem oficial do prefeito de Nova Veneza Evandro Gava a Itália no mês de fevereiro aconteceu na tarde deste domingo (16). No Teatro Municipal, a irmão Myriam Castelli lançou o livro em português “Santo Padre – João Paulo II”. Ela é apresentadora do programa Cristianitá, da TV RAI, e fará de Nova Veneza a próxima edição do programa que será veiculado nos cinco continentes.
O evento teve parceria com o Comitato Vêneto de Santa Catarina (Comvesc), por intermédio da presidente Fabíola Cechinel. “Estar em Nova Veneza, capital italiana no Brasil, é estar realmente em casa. O acolhimento das pessoas que tivemos hoje é completamente diferente de São Paulo e Rio de Janeiro. Estou muito feliz”, comentou a irmã Myriam Castelli.
Um cinegrafista da TV RAI percorreu todo o município de Nova Veneza para captar imagens que serão utilizadas no programa. À noite, o livro será apresentado na missa no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. “Isso é promover a cultura italiana, agregando uma divulgação espontânea da nossa cidade para a Itália, e, quiçá, para todo o mundo. Enfim, é o primeiro efeito prático da nossa viagem a Itália, mas muitos ainda estão por acontecer”, anunciou o prefeito Evandro Gava.
Participaram do evento o vice-prefeito, Zé Spilere, a presidente e vice-presidente da Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave), Ticiana Damiani Destro Gava e Vera Spilere, respectivamente, o secretário de cultura, esporte e turismo, Giliard Cesconetto Gava, o vereador Aroldo Frigo Junior e demais autoridades.
O livro
O livro “Santo Padre – João Paulo II” reúne informações e curiosidades sobre a vida de Karol Wojtyla, o qual será canonizado no próximo dia 27 de abril. A obra, lançada em 2011 na Itália e agora traduzida para o português, analisa os principais temas abordados por João Paulo II durante seu pontificado (1978-2005), ao mesmo tempo em que traz à tona episódios da vida de Wojtyla, como suas fugas para esquiar. A foto de capa do livro retrata um momento em que João Paulo II se abraçou com o então sacerdote argentino Jorge Mario Bergoglio durante a cerimônia em que foi criado cardeal.
Colaboração: João Manoel Neto/Imprensa PMNV
[soliloquy id=”59440″]