A constante desculpa dada pelo comando da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina que não pode aumentar o efetivo no município de Lauro Müller pela falta de policiais, motivou a vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD) a apresentar um Requerimento, aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (17), endereçado ao comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, questionando o número de policiais militares ativos que estão destacados ou a disposição de outros órgãos dos três poderes constituídos no Estado.
No documento a vereadora justifica que o número efetivo de policiais militares é visivelmente pequeno, destacados nas cidades do interior, como por exemplo, em Lauro Müller. Para Soraya um dos motivos da falta de policiais é o grande número de profissionais agregados à outras funções diferentes daquela que foi concursado. “Sabemos que têm policiais trabalhando fora da instituição Polícia Militar, porém o que não sabemos é quantos são. É por isso, que estamos requerendo essa informação”, comenta.
Na sessão desta segunda-feira, foram aprovados ainda, outros dois Requerimentos, um Pedido de Informações e apresentadas oito Indicações.
Indicações
Nº 18/2014 da Vereadora Soraya Curcio Librelato, que sejam instalados aparelhos de ar condicionado nas capelas mortuárias do municipio. Justificativa: As fortes ondas de calor ocorridas nos ultimos dias em nossa região e o frio intenso no inverno, causam desconforto aos familiares que por horas passam no interior destas capelas velando seus entes queridos. A instalação de aparelhos de ar condicionado certamente será de grande importancia para os munícipes.
Nº 19/2014 do Vereador Manoel Leandro Filho, que sejam instaladas duas luminárias completas e substituídas as lâmpadas queimadas das luminárias já existentes na rua Francisco João Bertolino Alves no Distrito de Guatá. Justificativa: vários moradores residentes nesta rua levantam de madrugada para se dirigirem ao trabalho. Muitos alunos passam na referida rua no retorno das aulas no periodo noturno. Esta pessoas pagam a taxa de iluminação publica e necessitam deste benefícios.
Nº 20/2014 da Vereadora Heloisa Ramos Gazola, providenciar com urgência a manutenção da iluminação pública, serviço de limpeza e roçada e fazer o patrolamento e revestimento com areão ou cascalho das estradas do bairro Arizona. Justificativa: Chega a ser desolador ver a situação de abandono que se encontra o referido bairro. Moradores já não sabem mais a quem recorrer para que serviços básicos, como os quais estamos solicitando, sejam realizados. Se nenhuma providência for adotada brevemente pelo Pode Executivo, a situação tende a se agravar, ficando impossível transitar por determinadas vias públicas do bairro.
Nº 21/2014 do Vereador Helder Velho, patrolar e revestir com areão as estradas de chão no bairro Santa Barbara.
Nº 22/2014 do Vereador José Antonio De Bettio, Fazer prolongamento das tubulações pluviais nas ruas José Tomaz Cardoso e Aníbal Benevolo, em Rio Bonito, próximo a empresa Madeireira Caciatori.
Nº 23/2014 do Vereador Manoel Leandro Filho, Trocar todas as madeiras da ponte próxima a residência do senhor Adão Vieira, em Rio da Vaca.
Nº 24/2014 do Vereador José Antonio De Bettio, construção de um abrigo para passageiro de ônibus no entroncamento próximo a residência do senhor Paulo Correa, em Itanema.
Nº 25/2014 do Vereador José Artur Fernandes, rebaixar a rampa de acesso ao Cemitério Municipal Santa Bárbara. Justificativa: Pessoas, principalmente aquelas com idade mais avançada, ou com algum tipo de problema de locomoção, e até mesmo os veículos, têm muita dificuldade para acessar o interior do cemitério, em razão da forte inclinação daquela rampa.
Requerimentos
Nº 3/2014 dos Vereadores Helder Velho, Everaldo Ferreira da Silva, Heloisa Ramos Gazola, José Artur Fernandes e Manoel Leandro Filho, envio de ofício ao Presidente da Cooperativa Energética Cocal – Coopercocal, senhor Italo Rafael Zaccaron, convidando-o para participar de Sessão Ordinária nesta Casa Legislativa, em data a ser definida, com o objetivo de esclarecer sobre a cobrança de taxa de iluminação pública dos consumidores residentes em Morro da Palha, município de Lauro Müller.
Nº 4/2014 da Vereadora Soraya Curcio Librelato, envio de ofício ao desembargador Eládio Torret Rocha, presidente do T.R.E. /SC – Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina questionando se há necessidade ou não de um plebiscito para alteração de limites entre os municipio de Lauro Müller com Orleans e Lauro Müller com Urussanga. Justificativa: Tramita na diretoria de Geografia e Cartografia da Secretaria de Estado do Planejamento, desde o ano de 2008, processo para anexação ao território de Lauro Müller de duas áreas de terras pertencentes aos municipios de Orleans e Urussanga, sendo uma na localidade de Rio Capivaras Alto e outra na localidade de Morro da Palha. Moradores destas duas comunidades a serem alteradas já manifestaram total interesse em pertencerem ao municipio de Lauro Müller.
Pedido de Informações
Nº 1/2014 do Vereador Manoel Leandro Filho, solicitando informações referente ao Ginásio de Esportes Nelson Righetto, em Lauro Müller:
1. Já foi liberado o recurso para a reforma?
2. Qual é o valor do recurso?
3. Quando o Executivo pretende iniciar a obra?
4. Qual o prazo para abertura do Ginásio e inicio das atividades esportivas?
Confira no áudio abaixo, a sessão desta segunda-feira, na íntegra.