As chuvas deixaram, por enquanto, 40 desabrigados e 150 desalojados
O Governo de Içara decreta Estado de Emergência em decorrência às fortes chuvas que assolaram a cidade. A água inundou as casas deixando muitas pessoas desalojadas. Houve também prejuízo em escolas, unidades de saúde, pontes e estradas. Conforme a Epagri/Ciram, foram registrados 109 milímetros de chuva desde a tarde de quinta-feira até o momento.
Por enquanto são 40 desabrigados e 150 desalojados. Os bairros mais atingidos foram o Centro, Nossa Senhora de Fátima, Loteamento Vila Nova, Jaqueline, Terceira Linha, Poço Oito e Loteamento Jussara.
Em reunião organizada pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon com os secretários, integrantes da Defesa Civil municipal e regional e alguns vereadores, foram definidas medidas emergenciais. O espaço do centro comunitário do Bairro Nossa Senhora de Fátima e do Loteamento Vila Nova está sendo utilizado para abrigar as pessoas. Técnicos de enfermage, assistentes sociais, e policiais militares também foram deslocados para atender nestes locais.
A equipe da Secretaria de Obras está na rua realizando trabalhos paliativos, como recuperação de vias e sinalização dos pontos intrafegáveis e que apresentam riscos, como pontes. A Secretaria de Saúde fica responsável pela distribuição de medicamentos caso haja necessidade; a Assistência Social e Fundação Municipal de Esporte providenciaram colchões e roupas de cama. Também está sendo disponibilizada alimentação e água para os desabrigados.
Devido aos problemas elétricos e estruturais provocados pelas chuvas, o retorno as aulas do Ensino Fundamental I e II, foi transferido para terça-feira (18). As aulas na Educação Infantil retornam na segunda-feira (17).
“Decretamos estado de emergência. A chuva de hoje trouxe bastantes estragos para Içara, atingidos casas, estradas, escolas, pontes… Equipes das secretarias foram distribuídas para atender a população. Profissionais ficarão de plantão até a meia-noite desta sexta-feira e no final de semana visto que a previsão é de mais chuvas”, diz Murialdo.
O telefone de contato da Defesa Civil de Içara é o 8414-1509.
Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI
[soliloquy id=”55879″]