Todo ano é a mesma coisa, muitas pessoas traçam metas para emagrecer, mas não tem ideia nem por onde começar. Se você é uma dessas pessoas fique ligado, começar uma dieta de forma errada pode trazer muitos malefícios para sua saúde. Muito mais importante que emagrecer, é emagrecer com saúde.
Dietas milagrosas não são saudáveis. Existem milhares de dietas com nomes diferentes como, por exemplo, dieta da lua, dieta da sopa, dieta da proteína, dieta do sol, dieta dos pontos, entre outras. Mas todas têm o mesmo objetivo, que é a restrição de calorias em curto prazo e a exclusão de um grupo alimentar, porém não ocorre uma reeducação alimentar. Sem uma mudança no hábito alimentar, é muito comum a pessoa recuperar o peso perdido ou até ganhar mais.
Desconfie de dietas que retiram um ou mais grupos de alimentares que são importantes para o organismo como (proteínas, carboidratos e gordura). Para obter uma alimentação saudável e equilibrada precisamos desses grupos alimentares em quantidade e qualidade, para que possamos ter os nutrientes necessários para manutenção da saúde.
Para emagrecer com qualidade de vida é necessário realizar todas as refeições como: o café da manhã, almoço e janta, intercalando no meio dessas refeições pequenos lanches, preferir produtos naturais a base de grãos integrais. Coma diariamente 3 porções de frutas e 3 porções de verduras e legumes, diminua a quantidade de sal na comida e aposte nas ervas naturais, beba cerca de dois litros de água por dia, evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas ou trans.
Ficar horas em jejum com o intuito de emagrecer está errado, o organismo não consegue entender o que está acontecendo, então na próxima refeição irá absorver muito mais do que o necessário, acumulando as gordurinhas indesejáveis.
O ideal é comer menos, fazer mais exercício e balancear a alimentação. Mas para que isso aconteça é preciso foco e força de vontade, com isso você irá emagrecer de forma saudável.
Até a próxima semana!