Política

Reunião de colegiado marca início do trabalho de novos secretários

Novo organograma da prefeitura foi conhecido pelos gestores das pastas

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

Em clima de boas-vindas, nesta segunda-feira (10), o alto escalão da Prefeitura de Criciúma se reuniu pela primeira vez com os novos integrantes. O encontro contou com a participação do vice-prefeito Verceli Coral, todos os secretários, presidentes de fundações e autarquias e diretores executivos. Os administradores das pastas conheceram o organograma hierárquico em vigor a partir da chegada da instalação definitiva das secretarias recém criadas sob a égide da Lei Complementar nº 106, sancionada em 31 de janeiro de 2014.

A estrutura organizacional da Prefeitura de Criciúma passa a incluir a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, que tem a gerência do secretário Jader Westrup. A concepção do novo órgão desvinculou o Planejamento da agora Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. A nomenclatura “Sistema”, antes adotadas no nome das secretarias, foi abolida. A antiga Secretaria do Sistema Econômico foi dividida em duas: Secretaria Municipal da Fazenda, comandada por Cloir Da Soler, e Secretaria Municipal de Administração, liderada por Dalvânia Cardoso.

O executivo do Conselho Superior de Gestão – antigo Comitê Gestor -, Celito Cardoso, frisa que o novo cronograma não foi idealizado com o objetivo de “limitar” as capacidades dos departamentos. “Devemos e vamos estabelecer cada vez mais a comunicação interna entre os setores, aproveitando as competências de cada servidor. Isso será administrado por cada gestor com o conhecimento da equipe. Esta estrutura organizacional está apresentada para determinar as responsabilidades de cada departamento”, enfatiza.

Junto ao gabinete do prefeito está a Secretaria de Coordenação de Governo, antes denominada Secretaria Geral. Este órgão passa a ser capitaneado por Eno Steiner. As últimas novidades do alto escalão são a secretária municipal de Educação, Rose Reynaud e o gestor executivo do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab), Carlos Alberto Barata.

Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC