Educação

Aulas nos CEIs da Afasc iniciam na segunda-feira (10)

Para este ano, o município vai dispor de 30 Centros de Educação Infantil

Foto: Jussi Moraes

Foto: Jussi Moraes

Como já é tradição na cidade, o Centro de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) Lapagesse, realiza em janeiro a Colônia de Férias. Neste ano, o educandário atendeu o maior número de crianças da história, com a participação de 570 alunos, sendo que costumava chegar aos 320 participantes. Com o fim da Colônia de Férias nesta sexta-feira (7), na segunda-feira (10) as aulas serão retomadas em todos os CEIs da instituição.

Conforme a coordenadora do Departamento de Educação Infantil, Elen Marcelino Jaques, a Colônia teve grande aceitação e o chuveirão foi uma peça importante para esses dias de calor. “As atividades foram todas recreativas, para que as crianças pudessem brincar e aproveitar as férias enquanto os pais trabalhavam”, salientou. Ela explica que nesta segunda as aulas iniciam com atividades de acordo com planejamento. Durante esta semana todos os profissionais da área da educação, cerca de mil colaboradores, estão sendo capacitados para o ano letivo. As atividades iniciaram no Teatro Elias Angeloni, passaram por planejamento nos CEIs e amanhã (7) encerra com confraternização no Siso’s Hall.

Além de proporcionar a primeira Formação Continuada, a Afasc também inicia o ano letivo com dois novos CEIs, no bairro Pio Corrêa – CEI Afasc Pequeno Polegar, e o CEI do bairro HG. A coordenadora afirma que com essas novas creches, somando 30 CEIs, a instituição irá contar com 4,7 mil alunos. “Ainda temos vagas no Pequeno Polegar e no HG. Os interessados devem procurar as secretarias das creches para a inscrição”, informou. A abertura do CEI HG deve-se a demanda de crianças no bairro. Em 2013 a instituição já abriu um educandário no local, para atender as famílias contempladas no projeto habitacional San Diego. Porém, lá só podem ser atendidos moradores do condomínio. “Para atender o restante do bairro, a Afasc adquiriu uma casa, a qual está sendo reformada para acolher as crianças daquela região a partir deste ano”, comentou.

CRAS seguem na Colônia de Férias

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos, o qual é desenvolvido pela Afasc nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), também está em clima da Colônia de Férias. As atividades do serviço que funciona nos seis CRAS de Criciúma iniciaram em janeiro e seguirão até o fim deste mês. A coordenadora da Assistência Social da Afasc, Naiany Colombo Dias, afirma que nesta semana as crianças estão sendo contempladas com um passeio no Restaurante Romagna, em Siderópolis. “Esse dia de lazer faz parte do calendário da Colônia de Férias”, considerou.

Colaboração: Jussi Moraes