Clima

Defesa Civil alerta para onda de calor

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

Foto: Antonio da Luz/Sul in Foco

A Defesa Civil alerta para a intensa onda de calor que atuará nestes últimos dias de janeiro, e ainda no começo de fevereiro, em todo o sul do Brasil.

Esta nova massa de ar quente é mais duradoura que a registrada na última semana, e trará sol entre poucas nuvens e possibilidade de haver as tradicionais pancadas de chuva de verão, no final das tardes.

As temperaturas chegarão facilmente à casa dos 30ºC ainda durante as manhãs, podendo chegar aos 40ºC, e até mais, em algumas regiões do estado, dentre elas o Sul. Com esta temperatura, a sensação térmica pode chegar aos 50ºC em várias cidades catarinenses neste período.

Em vista disso, os índices de radiação ultravioleta alcançam níveis extremos, acima de 11, o que significa risco extremamente prejudicial à pele em caso de exposição ao sol sem proteção.

Evitar o sol aberto entre as 10h e as 16h, procurar sempre estar com bonés, chapéus, óculos escuros e protetor solar são medidas de precaução importantes a serem tomadas.

A Defesa Civil alerta também que é importante que se evite jogar pontas de cigarro acesas em locais perto de mato ou vegetação, madeira, papel ou outro tipo de material de fácil combustão.

Sobre as corriqueiras tempestades que costumam cair nos finais de tarde em períodos de calor intenso, a Defesa Civil recomenda que durante as chuvas as residências permaneçam com suas janelas fechadas. Em caso de se encontrar em locais abertos, e haja a queda de raios, é fundamental procurar um local fechado, se possível. Caso não seja, uma importante medida de proteção é se agachar no chão, com os joelhos dobrados, o que diminui a possibilidade de acidentes com descargas elétricas.