Educação

Unisul está fora de seleção do ProUni

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram abertas ontem, em todo o Brasil, mas os estudantes da Unisul estão, até o momento, fora do processo seletivo do programa que oferece bolsas integrais e parciais para a graduação.

Segundo o reitor da universidade, Sebastião Salésio Herdt, a inscrição da Unisul foi indeferida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em razão da não apresentação de um dos documentos exigidos.

“A Unisul adotará medidas judiciais cabíveis para, ainda neste semestre, ingressar no seletivo e ofertar vagas junto ao programa. Caso a participação da Unisul não seja possível neste primeiro semestre letivo, as bolsas serão compensadas – cumulativamente – e ofertadas no processo 2014.2, em julho”, frisa o reitor.

No semestre passado, apenas no campus Tubarão, 297 vagas foram oferecidas pelo ProUni, 245 para a Cidade Azul, 12 para a unidade de Içara, uma na unidade de Braço do Norte e 33 em Araranguá. 

A Unisul, porém, já havia sido descredenciada do programa e deixou de oferecer vagas no primeiro semestre do ano passado. Na época em que recebeu a notícia do descredenciamento, o reitor da universidade informou que a instituição entraria com recurso judicial para reaver o credenciamento, o que ocorreu para o segundo semestre de 2013. 

Como as inscrições se encerram no fim da semana, existe a possibilidade da Unisul não conseguir reverter o quadro e oferecer bolsas ainda neste semestre. As vagas que forem fechadas neste semestre, porém, serão acumuladas para a próximo, caso o recurso judicial faça a universidade voltar ao programa em 2014-B. 

Conforme o Jornal Diário do Sul, apenas no primeiro dia da inscrição para o programa, quase 200 mil estudantes se candidataram às vagas em todo Brasil. O prazo termina às 23h59 de sexta-feira. Segundo o Ministério da Educação, nesta edição são ofertadas 191.625 bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais. 

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior do país, a partir do desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira chamada dos estudantes pré-selecionados será divulgada na próxima segunda-feira.