O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, sancionou na manhã desta segunda-feira (30) a Lei 3.345 que cria o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e dá as providências. O ato, que marca a data de comemoração dos 52 anos de emancipação político-administrativa da cidade, aconteceu na sala de reuniões com a presença de um grupo de jovens. O próximo passo para oficializar a criação do conselho é a publicação em Diário Oficial.
Entre as atribuições, o CMJ terá o poder de estudar, analisar, discutir, fiscalizar, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam à integração e a participação do jovem no processo social, econômico, político e cultural do município; desenvolver, em conjunto com as secretarias municipais, estudos, debates e pesquisas relativas a questão da juventude. Também promover a cooperação e o intercâmbio com organismos similares em nível municipal, estadual, nacional e internacional.
Durante o ato, o prefeito conversou com os jovens sobre as atividades do Conselho e sugeriu que no próximo ano eles promovam um fórum temático. “O projeto é dos jovens. Realizamos o encaminhamento do que foi discutido entre vocês. Se há o conselho do idoso, da saúde, da agricultura, por que não da juventude? Foi elaborada uma boa Lei!”, disse Murialdo. “Como autoria coletiva da juventude, gostaria que ela fosse executada. A minha vontade, do Sandro é de haja uma política da juventude para todos. Vocês têm a função de combater a discriminação em todos os tipos; trazer para nós os problemas do jovem da periferia. Eles são os que mais precisam da ajuda do poder público”, acrescentou.
Também participaram do ato o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, a secretária interina de administração, Eliana Jucoski e o vereador Pedro Mazzuchetti. “Não se limitem somente no Conselho. Vocês precisam se disseminar em todas as esferas das entidades organizadas; do poder municipal. Fazerem-se líderes e ocupar espaços”, aconselhou Sandro.
Eduardo Simão Silva, um dos jovens que participou do ato, falou sobre a formação do Conselho. “É algo novo. Quando começamos a nos engajar na causa havia muitas divergências, mas fomos nos reunindo e ampliando as idéias. Acredito que o Conselho vai dar certo!”, pontuou.
Colaboração: Assessoria de Comunicação PMI