Para o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ewaldo Stelzenberger, as filas de ontem no trecho sul da BR-101 podem ter atingido o pico neste fim de ano. Por volta de 16h30, o congestionamento no sentido norte da rodovia chegou a cerca de 20km na região de Laguna.
De acordo com Stelzenberger, a tendência é de que as filas continuem até sábado, quando começam a diminuir. “Mas a ocorrência delas é cíclica”, alerta o inspetor. Isso quer dizer que, dali a pouco, o congestionamento volta a atrapalhar o dia a dia de quem circula pela BR-101.
Entre os dias 2 e 4 as longas filas voltam a se repetir, espera a PRF. E, dessa vez, será tanto no sentido norte quanto no sul. Por enquanto, o congestionamento está acontecendo apenas no sentido norte, causado, sobretudo, pelo alto número de moradores de cidades do Rio Grande do Sul que vêm para o litoral da região aproveitar as festas de fim ano. No sentido contrário, apenas trânsito intenso.
Conforme o Diário do Sul, para quem quer fugir do trânsito complicado, a PRF indica algumas rotas alternativas, entre elas os trechos por Jaguaruna e Pescaria Brava.