Segurança

Detentos pulam o muro do presídio

Dois reclusos do regime semiaberto se evadiram da unidade durante trabalho na fábrica de lajotas.

A polícia segue em buscas para recaptura de dois detentos do Presídio Santa Augusta, de Criciúma, que se evadiram no final da tarde de ontem da unidade prisional.

Lucas José Barbosa, 30 anos, e Joelcir Osvaldo Savi, 35 anos, trabalhavam na fábrica de lajotas, quando pularam o muro. Segundo a gerente interina, Maira Montegutti, os reeducandos eram do regime semiaberto e tinham bom comportamento dentro do complexo.

Evasão e não fuga

“Quando um detento deste regime ganha as ruas, é caracterizado como evasão, não como fuga. Fuga é quando se trata do recluso do regime fechado. Foi uma evasão em horário de trabalho, fora das grades”, explica a agente penitenciária.

Mesmo com esta situação, a dupla é considerada foragida e perde todos os benefícios adquiridos no cumprimento da pena. “Eles estavam prestes a sair e vão regredir de regime”, acrescenta Maira.

Barbosa, que é de Curitiba (PR) veio de da Penitenciária São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, e cumpre pena por assalto. Já Savi, que é de Forquilhinha, responde por furto simples.

Procedimento de revista

Durante a manhã desta sexta-feira, as galerias G1 e G2, da nova ala, passaram por procedimento rotineiro de revista. Agentes penitenciários encontraram cinco aparelhos celulares e três chips. Local é destinado a detentos do regime fechado.

A Tribuna