Campo Grande, Capital Sul-mato-grossense, é a favorita para receber os Jogos Abertos Brasileiros (JABS), em 2013.
Informações de bastidores dão conta do amplo favoritismo da cidade de Campo Grande no páreo para receber os Jogos Abertos Brasileiros (JABS), em 2013. Entretanto, mesmo sabendo da força política da Capital Sul-mato-grossense, a comitiva de Criciúma vai até o fim em busca do objetivo de trazer o evento nacional para o Município. A meta é convencer o comitê responsável – que tem tudo para dar o JABS para Campo Grande – que Criciúma tem infraestrutura de “primeira divisão”. A escolha será realizada no próximo dia 11 de fevereiro, em Vitória, no Espírito Santo, onde a competição ocorre neste ano.
O chefe do Executivo Municipal terá a companhia do presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Renato Valvassori e o presidente da Comissão Central Organizadora dos Jogos Estudantis Catarinenses (Olesc) deste ano Flávio Spillere, que vão ser realizados em Criciúma.
Como trunfo, os representantes de Santa Catarina pelo direito de sediar os JABS têm as instalações e edições bem-sucedidas dos Joguinhos Abertos, em 2010 e Jogos Abertos de Santa Catarina, em 2011. “Já nos transformamos em uma potência do esporte catarinense e somos referência para todo o país. O investimento na formação de jovens talentos do esporte e as melhorias na estrutura nos credenciam para receber esse grandioso evento esportivo”, acredita o prefeito.
Pelo bom trabalho realizado na ocasião em que recebeu os eventos estaduais nos últimos dois anos, a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) conferiu a Criciúma o direito de sediar a Olesc em 2012. A executiva da instituição indicou também a maior cidade do Sul para pleitear o evento nacional.
Para Valvassori, os locais de competição que Criciúma possui figuram em um nível de excelência no Brasil. “As reformas realizadas nos nossos espaços para os Jogos Abertos deixaram um legado muito importante para a cidade. Não à toa realizamos uma pesquisa que apontou um índice altíssimo de aprovação do evento, o que vamos dizer lá”, afirmou o dirigente. No levantamento organizado pelo Instituto de Pesquisas Catarinense (IPC) durante os JASC, em novembro de 2011, a organização do evento obteve 93% de avaliações elogiosas de atletas, comissões técnicas e equipes de apoio de todo o Estado.
Em jogo, os JABS têm sete modalidades: voleibol, basquetebol, futsal, handebol, atletismo, judô e natação. Há a confirmação, até o momento, da participação de dez estados, os quais mandam as equipes campeãs locais: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.
Colaboração: João Pedro Alves/Decom PMC