A BR-101 Sul, no trecho catarinense, será interrompida às 12 horas desta quinta-feira, 5 de dezembro, no km 316, próximo ao acesso do bairro Bananal. O segmento de pista simples está localizado entre o limite dos municípios de Laguna e Pescaria Brava. A interrupção do tráfego é necessária para o desmonte de rochas com a detonação de explosivos para a continuidade da duplicação da rodovia. Em caso de mau tempo, o bloqueio será cancelado. Os serviços de remoção de rocha podem acontecer até às 14 horas e, dentro da eficácia da detonação, a interrupção deve durar de dez a 15 minutos.
Os motoristas devem atentar a formação de filas por conta da interrupção no fluxo, em trecho de pista simples, em desvio lateral. Todo o segmento entre o km 316 até o km 329,9, no rio Capivari, tem aglomerados urbanos lindeiros a rodovia federal. Por isso, os usuários devem atentar para a circulação de pedestres, bem como a entrada e saída de veículos em vias laterais. Todo o segmento está sinalizado, cabendo aos motoristas respeitar as indicações dispostas.
Atenção redobrada quando o trânsito for liberado após os serviços de detonação: no trecho, o fluxo de veículos é por desvio lateral em pista simples de mão dupla, com o limite de velocidade máxima de 60 Km/h. Não é permitida a manobra de ultrapassagem pela faixa de rolagem da direita nos desvios. Nos dias sem os trabalhos de corte de rochas, os cuidados também devem redobrados, tendo vista a movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados para o alargamento da pista.
O DNIT recomenda que durante a interrupção do tráfego, os usuários da BR-101 Sul não tomem caminhos alternativos, pois o intervalo de tempo entre as detonações e a liberação do tráfego é pequeno. O uso de vias municipais torna-se mais demorado, além de acrescer fluxo nas localidades de KM 37, Laranjeiras e Bananal.
As interrupções do trânsito na BR-101 são avisadas com antecedência aos meios de comunicação da região. As informações também estão disponíveis nos canais de interação dos usuários: site www.101sul.com.br, e telefones 0800 6030 101, (48) 3027 5901 (Atendimento Florianópolis), (48) 3632 0285 (ESGA, Tubarão) e (48) 3229 1779 (Núcleo de Comunicação do DNIT em Florianópolis). Em caso de cancelamento dos trabalhos, a imprensa regional será comunicada.
Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC