Em uma noite muito prestigiada e especial, 33 personalidades que contribuíram e que vem atuando no desenvolvimento da cidade de Criciúma receberam Títulos Honoríficos de Cidadão Honorário e de Cidadão Benemérito, promovido pelo Legislativo de Criciúma. Vereadores, lideranças locais, familiares e amigos dos homenageados participaram da distinta honraria. Os nomes destacados passam a figurar em uma relação ao nível das melhores tradições de trabalho, respeito, e altivez que caracterizam esta terra. O evento, que contou com cerca de 700 pessoas, ocorreu no Salão Social do Mampituba. A Camerata Criciúma, composta por 17 integrantes, abrilhantou a Sessão Solene.
O presidente da Casa, vereador Itamar da Silva (PROS), deu as boas-vindas e destacou que os nomes foram escolhidos por cada um dos parlamentares, inclusive os licenciados. “Eles foram transformados em Projetos que entraram em discussão e votação. Todos, aprovados por unanimidade”, disse.
Silva salientou que os parlamentares, além de ficar perto do povo, conhecem os anseios da população, fiscalizam o Executivo, mas também têm como missão identificar e homenagear aqueles que se destacam em nossa cidade e que realmente fazem a diferença.
“Acredito que todos vocês, homenageados desta noite, sentiram e se sentem felizes e honrados pela distinção. Isso serve, com certeza, como um estímulo para que vocês possam continuar a trajetória, confiantes, e dentro dos caminhos que cada um escolheu. Para os que nasceram aqui e também as senhoras e senhores que chegaram aqui para se fixar, souberam valorizar esta terra e contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou.
Em nome dos agraciados com o título de Cidadão Honorário, Velcides Fabris, lembrou da trajetória até chegar a Criciúma. “Nós, ao conhecermos Criciúma, passamos a amá-la como toda a nossa energia e como todos que amam, passamos a querer o melhor para ela, dando o melhor de nós sem pensar em nós mesmos. É uma honra e uma alegria receber esta homenagem”, mencionou, lembrando ainda da reunião de todos os homenageados antes da Sessão Solene. “No encontro que tivemos, via-se nos olhos e nas expressões faciais que todos estavam rejuvenecidos, planejando este grande dia. Podemos ficar todos extremamente felizes e se lágrimas virem aos nossos olhos, chorem porque agora realmente estamos em casa, somos criciumenses e podemos gritar em alto e bom tom: Criciúma, nós te amamos”, comemorou.
Ayser Guidi falou em nome dos homenageados ao título de Cidadão Benemérito. “Cada um de nós tem no íntimo de seus pensamentos, o desejo de fazer mais. Somos cidadãos com atividades as mais diversas e certamente com pensamentos diferentes, e talvez até opostos, mas uma característica nos identifica: o amor por Criciúma. Aqui estamos em nome do criciumense e vimos nossa terra mudar. Devemos juntos, a par com o desenvolvimento cuidar para que Criciúma permaneça um lugar prazeroso de se viver e onde as pessoas continuem se encontrando para fazer negócios e cultivar a vida”.
O prefeito Márcio Búrigo, disse que os homenageados representam o orgulho. “Tenho convicção de que todos são muito merecidos. Cada um vai guardar nos arquivos da história da sua vida, nas páginas, essa homenagem tão importante. Todos esses títulos entregues significam um agradecimento a todos que com suas contribuições que ajudam a cidade a se desenvolver”, comentou.
O prefeito ressaltou que tão bonito quanto, ou até talvez mais ainda é olhar para as pessoas e empresas que vieram para cá em busca de um sonho e que de tanto lutar por esta terra, acabaram realizando não só os seus sonhos, mas os sonhos de tantos outros beneficiados, por suas ações de forma direta ou indireta.
Manoel Dias, Ministro do Trabalho e Emprego, um dos homenageados, também saudou os a todos pelo mérito reconhecido. Ele veio acompanhado da esposa, Dalva Dias, salientou o verdadeiro significado da historia está no reconhecimento da verdade. “Está em Criciúma e receber o título, é como voltar a minha casa a esta cidade que tanto amo, onde fui muito feliz, onde criei meus filhos. Muitas histórias poderiam ser relembradas. Do trabalho e emprego Criciúma foi fundamental no meu processo”, disse. Ele ainda falou das ações no Ministério e da luta pelo trabalho. “Sou grato ao povo criciumenses e aos vereadores”, acrescentou.
O título de Cidadão Honorário é realizado para aqueles nascidos em outros municípios que desenvolveram atividade cujos reflexos mereceram a aprovação da comunidade de Criciúma ou de forma direta, tenham prestado relevantes serviços ao Município.
O título de Cidadão Benemérito é outorgado aos nascidos no município de Criciúma que tenham prestado relevantes serviços à cidade, mormente nas suas respectivas áreas de atuação profissional ou social.
Homenageados:
TÍTULOS DE CIDADÃOS HONORÁRIOS
1º PADRE AGENOR PREDROSO – Autor João Batista Beloli
2º ALEXANDRO WILLEMAN DA SILVA – Autor Salesio Lima
3º ANGELA CRISTINA PEREIRA DE MELLO – Autor Antonio Manoel
4º ELIO DALEFFE – Autor Júlio Colombo
5º JOÃO CAZNOK FILHO – Autor Itamar da Silva
6º JOÃO CENO OHWEILER – Autora Geovania de Sá
7º LEODEGAR DA CUNHA TISCOSKI – Autor Silvio Ávila Junior
8º LÓCIO BRÁS DA ROSA – Autor Edson Aurélio
9º MANOEL DIAS – Autor Ricardo Fabris
10º MARIA GODINHO SAZAM – Autor Jose Paulo Ferrarezi
11º MIRIAM PINTO SCHELP – Autor Daniel Freitas
12º DR. RICARDO MARTINS – Autora Camila do Nascimento
13º SHIRLEI MARIA HELENA GUIMARAES MONTEIRO – Autor Ézio Jevis Manoel
14º TÂNIA MARLI PEDROSO MOTA – Autor Moacir Dajori
15º VELCIDES FABRIS – Autor Vanderlei Zilli
TÍTULOS DE CIDADÃOS BENEMÉRITOS
1º ADA LILI FARACO DE LUCA – Autor Antonio Manoel
2º ALOÍSIO WESTRUP – Autora Tatiane Teixeira
3º ARILTON AMADOR – Autor Edson Aurelio
4º AYSER GUIDI – Autor Jose Carlos Mello
5º CLÉSIO SALVARO – Autora Camila do Nascimento
6º DOUGLAS DOS SANTOS – Autor João Batista Beloli
7º GILSON HEITOR ZANETTE – Autor Daniel Freitas
8º ITACI DE SÁ – Autor Dailto Feuser
9º JOÃO LUIZ BOTELHO – Autor Vanderlei Zilli
10º LÍBERA MARIA BRISTOT NAPOLEÃO – Autor Itamar da Silva
11º LUIZ MARQUES – Autor José Paulo Ferrarezi
12º MANOEL ANTÔNIO VIEIRA – Autor Pastor Jevis
13º MAURO CÉSAR SÔNEGO – Autor Ricardo Fabris
14º NÉRIO MANENTI – Autor Salesio Lima
15º RUI GHEDIN – Autora Geovania de Sá
16º VALDEMAR ROSSO – Autor Rivadavio Rosso
17º VALENTIM COLOMBO – Autor Julio Colombo
18º PADRE VILMAR MORETTI – Autor Moacir Dajori
História da Camerata Criciúma
A Camerata Criciúma foi fundada em 2005 por Josenir Alves cerqueira, que era professor na Fundação Cultural de Criciúma, junto com sua esposa Elisangela na viola clássica e seu irmão Josué no violoncello e mais sete alunos de violinos iniciaram os ensaios, onde ele atuava como músico regente. Em 2007 tiveram a regência do professor e maestro Luis Fernando Santiago, de Florianópolis. No ano seguinte, devido a falta de recurso, Luis deixa de vir a Criciúma, passando novamente o comando para Josenir.
Nos anos de 2010 e 2011, Josenir foi professor no Bairro da Juventude onde conheceu e formou uma orquestra com os alunos da entidade. Ao sair do Bairro da Juventude no início de 2012, sua esposa questionou como ficaria as crianças. Por incentivo dela, resolveram correr atrás de instrumento para retomar as atividades da Camerata Criciúma.
Em junho deste ano começaram os ensaios onde todos os sábados, percorrem um percurso de 83 quilômetros buscando os alunos em suas casas. No início de outubro passou a ter apoio do grupo jugasa, onde repassa mensalmente um valor, que auxilia no combustível e manutenção dos instrumentos e aquisição de material. Hoje são três professores voluntários, Josenir Alves Cerqueira e Elisangela da Silva Cerqueira para violinos e violas, e Silvana Koff para cellos e baixo. A camerata é composta por 12 violinos, 3 violas, 3 cellos e um contrabaixo.
Colaboração: Daniela Savi
[soliloquy id=”49097″]