O mês de novembro, que encerrou no sábado, foi de poucas chuvas. Os dados divulgados pela secretaria de Proteção e Defesa Civil, nessa segunda-feira (2), mostram que a precipitação foi de 58,6 milímetros, pouco mais da metade do esperado para o período, de 102,2 mm, conforme a média histórica da estação do Rio Pouso (dados desde 1940).
Os dados meteorológicos são da estação meteorológica da prefeitura instalada no bairro Campestre, já a informação do nível do Rio Tubarão foram registrados no posto fluviométrico da Agência Nacional de Águas (ANA), localizado na ponte Orlando Francalacci.
“As informações registradas mostram chuvas de 58,6 mm, enquanto a média histórica do mês é de 102,2 mm, o que caracteriza uma situação de estiagem. Dos 30 dias de novembro, o que mais choveu foi no dia 11, com 12 mm. O volume maior de chuva se justifica pela passagem de uma frente fria”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
A estação meteorológica do Campestre também registrou temperatura média de 20,9ºC. No dia 11 também foi registrada a máxima do mês: 34ºC, já a mínima ocorreu no dia 6:12,8ºC. A umidade relativa média foi de 76,2%, a mínima ficou em 33,7% registrada no dia 12. O vento predominante foi do quadrante Nordeste com rajadas de Sul na entrada das frentes frias.
A estação fluviométrica registrou nível médio do Rio Tubarão de 1,19m, chegando a 1,6m no dia 10. Já o nível mais baixo, 0,66m, foi observado no dia 2.
Colaboração: Amanda Menger/Decom PMT