Geral

FACISC conecta lideranças da economia e da educação do Sul de SC

Representantes do setor empresarial e do poder público, reitores de universidades e personalidades da sociedade civil participaram do encontro.

Foto – ACIO

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) promoveu, nesta quinta-feira, dia 3, a 1ª Plenária de Educação e Desenvolvimento Regional do ano. O encontro foi realizado nas dependências da Librelato, em Içara.

Da reunião, participaram lideranças empresariais, reitores de universidades, autoridades públicas e representantes da sociedade civil para discutir o papel estratégico da educação no desenvolvimento econômico e social do Extremo Sul catarinense.

Com uma programação que incluiu visita técnica às instalações da Librelato — uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do Brasil — e uma plenária temática, o evento foi marcado pela conexão entre o conhecimento acadêmico e o setor produtivo.

“Falar sobre desenvolvimento sem falar sobre educação é um erro estratégico. E da mesma forma, falar sobre educação sem considerar os desafios e as oportunidades do setor produtivo é uma desconexão da realidade”, destacou Thayni Librelato, vice-presidente regional da FACISC, em seu discurso de abertura.

A plenária contou com a participação dos reitores da Unesc, Satc e Unibave, que apresentaram o impacto de suas instituições na transformação dos municípios do Sul de Santa Catarina. As universidades são responsáveis por formar profissionais capacitados, fomentar o empreendedorismo e gerar inovação, com reflexo direto na economia local.

A Regional do Extremo Sul da FACISC, por sua vez, é composta por 27 municípios e 12 associações empresariais, representa 8,7% da população catarinense, 6,7% do PIB estadual e 6,4% da arrecadação de ICMS. É a 5ª maior economia do estado e a 4ª em população, demonstrando a importância de políticas integradas para o fortalecimento da região.

Além de destacar o papel das universidades, a plenária reforçou a necessidade de criar ambientes favoráveis à inovação, retenção d talentos e geração de oportunidades dignas de trabalho. “Acreditamos no poder do diálogo, da colaboração e da visão de longo prazo. Educação e desenvolvimento caminham juntos. Quando bem cultivados, geram frutos que vão além da economia: fortalecem a sociedade, valorizam a cultura e elevam a dignidade humana”, reforçou Thayni.

O presidente da Associação Empresarial de Orleans (ACIO), Marcelo Orben, se fez presente no encontro e reforçou a importância das conexões estratégicas a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável. “Acreditamos que a união entre educação, setor produtivo e poder público é imprescindível para gerar oportunidades e promover crescimento”, declarou.

“Por isso, reafirmamos o compromisso da ACIO no sentido de firmar parcerias com esse propósito. Dessa forma, será possível fortalecer cada vez mais a nossa atuação e, consequentemente, ampliar nosso impacto local e regional”, complementou. Após o encerramento da plenária, os presentes participaram de um jantar de integração.

Notícias Relacionadas

Crucificação de Jesus: Um ato de amor pela humanidade

Casos de doenças respiratórias em crianças disparam em SC e reforçam a importância da vacina contra a gripe

Nas últimas semanas, os hospitais registraram um crescimento expressivo nas internações por síndrome respiratória aguda grave

Homem sobrevive após queda de 10 metros de parapente em praia de Florianópolis

Ainda não há informações precisas sobre o que provocou o acidente

Mais de 115 mil passageiros devem passar pelos aeroportos de SC durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes

Essa movimentação reforça o papel de Santa Catarina como um importante destino turístico