Geral

Paz no Oriente Médio: O Tratado Israelo-Egípcio de 1979

Foto: Bill Flitz Patrick/wiki commons

O Oriente Médio, uma região localizada nos continentes africano e asiático, é um dos lugares mais antigos e conhecidos no mundo. Contudo, também foi palco de muitas tensões e conflitos ao longo do tempo. Em 1978, como forma de pacificar as relações entre Egito e Israel, foram assinados os Acordos de Camp David, entre Menachem Begin, primeiro-ministro de Israel, e Anwar Al-Sadat, presidente do Egito, com a mediação do então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter.

Alguns meses após a assinatura dos Acordos de Camp David, em 26 de março de 1979, os dois representantes dos países do Oriente Médio, juntamente com Jimmy Carter, reuniram-se novamente para a assinatura de um novo tratado de paz entre eles. Este documento ficou conhecido como Tratado de Paz Israelo-Egípcio e, através dele, as duas nações se comprometeram a seguir suas cláusulas.

Entre os principais pontos do tratado estavam a retirada de tropas de Israel da Península do Sinai e a sua devolução ao Egito, território perdido em 1967 na chamada Guerra dos Seis Dias. Também foi acordada a livre passagem de navios israelenses pelo Canal de Suez, bem como o reconhecimento mútuo entre as duas nações. Com isso, o Egito tornou-se o primeiro país árabe a reconhecer oficialmente o Estado de Israel, incentivando outros países a considerarem a possibilidade de criar relações de paz com Israel.

Até os dias de hoje, tanto o Tratado de Paz Israelo-Egípcio quanto os Acordos de Camp David permanecem em vigor. Embora muitos estudiosos descrevam os acordos como uma “paz fria”, devido às tensões ocasionais entre pequenos grupos, principalmente na região da Faixa de Gaza, é importante ressaltar que ambos os países continuam engajados no propósito de manter e buscar constantemente a paz em seus territórios.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Tratados de paz israelo-egípcio. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_paz_israelo_egípcio Acesso em 26 mar. 2025

Notícias Relacionadas

Workshop “A cidade que atrai, o comércio que vende” transmite conhecimentos para empresários e lojistas de Lauro Müller

Mais de 80 pessoas participaram do evento

Lauro Müller volta a celebrar a magia da Páscoa com decoração especial em praças e rótulas da cidade

A iniciativa contou com o apoio fundamental da vice-dama Camila Mendes e da secretária adjunta de Turismo, Mara Felisbino

Homem é preso ao tentar abrir conta bancária com documentos falsos em Lauro Müller

O indivíduo foi detido em flagrante e conduzido à Polícia Federal, em Criciúma, onde será autuado pelos crimes pertinentes.

Criciúma tem novos diretores no futebol profissional e na base

Willi Backes e Emerson Almeida vão trabalhar na base e no profissional do Tigre, respectivamente