Geral

Família será indenizada após troca de corpos de bebês ser descoberta em sepultamento em SC

O Poder Judiciário de Santa Catarina determinou que seis familiares — entre irmãos e tios da mãe — deverão receber R$ 5 mil cada um por danos morais

Foto: Prefeitura de Caxambu do Sul/Divulgação

Uma troca de corpos envolvendo dois recém-nascidos foi descoberta no momento do sepultamento e resultou em indenização para familiares da mãe e do bebê que nasceram mortos. O caso ocorreu em novembro de 2021, no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, Santa Catarina, e só foi identificado no cemitério de Caxambu do Sul, a cerca de 30 km da unidade hospitalar.

Durante a cerimônia fúnebre, um agente funerário desconfiou da identificação do corpo da criança, levando à abertura do caixão — que estava lacrado por protocolo de suspeita de Covid-19. Foi então constatado que o bebê enterrado junto à mãe não era seu filho biológico, mas sim uma menina que havia sido trocada por engano no necrotério.

O Poder Judiciário de Santa Catarina determinou que seis familiares — entre irmãos e tios da mãe — deverão receber R$ 5 mil cada um por danos morais. Outros quatro familiares tiveram os pedidos indeferidos por falta de comprovação do impacto emocional. A decisão também confirmou a responsabilidade solidária do Estado de Santa Catarina e da entidade que administra o hospital.

Segundo o relator do caso, desembargador Luiz Fernando Boller, o episódio causou profundo abalo emocional: “Além da dor da perda, os familiares ainda tiveram que lidar com a exumação dos corpos para confirmar a identidade do bebê”. A defesa do hospital afirmou que irá recorrer da decisão.

Notícias Relacionadas

Jovem é preso com pistola e mais de 70 munições em Araranguá

No interior do imóvel, os policiais localizaram a pistola e as munições escondidas em um roupeiro

Homem é preso por agredir e ameaçar esposa após discussão em Timbé do Sul

Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Vizinho mata idoso a facadas durante surto em Gravatal

O autor do crime foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso será investigado.

Homem ataca com facão após ser impedido de beijar mulher casada em festa em São João do Sul

O Samu foi acionado e encaminhou o homem ao Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.