Geral

Satc mobiliza colaboradores e alunos em ações do Dia Mundial da Água

Atividades educativas envolveram preservação do recurso natural e conscientização do consumo diário

Uma importante ação mobilizou alunos e colaborares na Satc na tarde desta sexta-feira (21). Atividades educativas foram realizadas em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. Para os profissionais da instituição a campanha envolveu a conscientização do consumo diário de água, já as crianças da Educação Infantil participaram de uma aula prática voltada à preservação do recurso natural e a boas práticas para a utilização da água no dia a dia, seja em casa ou na escola.

O setor de Sistema de Gestão Integrada (SGI) da Satc foi responsável pela ação levando orientação ao público interno. “Para a proposta, nos alinhamos com o tema da campanha da ONU desse ano que é ‘Preservação das Geleiras’. Essa é a organização que mais rodeia o nosso mundo hoje quando se fala em meio ambiente, então compartilhamos com pessoal o site da ONU para que acessem a qualquer momento, peguem dicas, para terem essa expansão também de conhecimento na área ambiental”, explica a analista de gestão ambiental da Satc, Hemily Cancelier.

Para que os colaboradores pudessem ver de forma real o consumo diário de água de cada um, a equipe do SGI compartilhou a Calculadora da Pegada Hídrica. “O cálculo envolve consumos diretor e indiretos, porque as perguntas estão relacionadas com a questão do banho, mas também da compra de camisetas por ano que a pessoas faz. Porque, temos uma indústria que consome bastante água para tingimento de tecidos, na limpeza de carne, de frutas. Então a proposta envolveu o compartilhamento dessas questões com os colaboradores para observarem que às vezes não é só o meu escovar os dentes que gasta, é tudo que está ao nosso redor”, destaca a analista.

Outro ponto abordado foi o consumo de água para hidratação corporal que é muito importante para a saúde de todos. “Nós fizemos o sorteio de três copos térmicos para os colaboradores com abordagem na questão de que a água para beber pode esquentar ao longo do dia de trabalho, então se joga ela fora e isso é desperdício de água potável. E outra questão é conscientizar o pessoal de que a garrafa é mais sustentável do que utilizar o copo descartável a cada vez que vai se hidratar”, pontua Hemily.

Dia Mundial da Água no Infantil

Para que as turmas da Educação Infantil aprendessem de forma lúdica a importância da conservação da água, exemplos do dia a dia foram abordados em uma roda de conversas. “Para as crianças nós levamos adesivos com diferentes temas para que pudessem visualizar a importância da água. Tivemos um momento de fala, porque os pequenos são os que mais absorvem informação, então com eles é super importante fazer todos os tipos de campanhas ambientais que a gente consegue aqui na Satc e com a água não vai foi diferente”, relata a analista.

Para a atividade prática, as crianças realizaram a colagem de adesivos de utilização da água em ambientes da escola em que se identificaram. “Trouxemos adesivos coloridos, para que os alunos sempre olhem e recordem do que a gente fez hoje. Para lembrarem de apertar a torneira uma vez, quando forem no banheiro para não ficarem segurando a descarga, são pequenas ações que mudam o dia a dia da utilização da água”, ressalta Hemily.

No mesmo encontro, foi realizado o lançamento do projeto Tampou, que tem como foco a arrecadação de tampinhas plásticas. Para envolver ainda mais as crianças na ação, um mascote foi revelado, porém, o nome será escolhido pela turma que arrecadar mais tampinhas dentro do prazo estipulado pelas professoras, engajando alunos e as famílias.

Notícias Relacionadas

Crucificação de Jesus: Um ato de amor pela humanidade

Casos de doenças respiratórias em crianças disparam em SC e reforçam a importância da vacina contra a gripe

Nas últimas semanas, os hospitais registraram um crescimento expressivo nas internações por síndrome respiratória aguda grave

Homem sobrevive após queda de 10 metros de parapente em praia de Florianópolis

Ainda não há informações precisas sobre o que provocou o acidente

Mais de 115 mil passageiros devem passar pelos aeroportos de SC durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes

Essa movimentação reforça o papel de Santa Catarina como um importante destino turístico