Geral

Italianos visitam Unibave e arquivo histórico do Museu ao Ar Livre

Os visitantes conheceram o acervo documental da instituição, como forma de estreitar laços entre o Brasil e a Itália

Foto – Unibave

Dois italianos que fazem parte da comitiva da região do Vêneto estiveram, na manhã desta segunda-feira (17/02), no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e no Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI), do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. Os visitantes conheceram o acervo documental da instituição, como forma de estreitar laços entre o Brasil e a Itália, e ainda abrir portas para futuros grupos que venham fazer o chamado “turismo de raiz”.

O ex-senador e atual presidente da Associação Internacional Trevisani nel Mondo, de Treviso, Conte Franco, e o escritor e diretor Vegro Nicola, de Pádua, foram recepcionados pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, pela vice-prefeita de Orleans, Leonete Canever Librelato, e por outros representantes da instituição. Durante a visita, trataram de possibilidades de parcerias.

Franco ressaltou que o governo italiano vem apoiando o chamado “turismo de raiz”, no qual o turista busca conhecer os destinos dos parentes e compatriotas que migraram para o Brasil. Franco e Nicola integram uma delegação de 14 pessoas que estão visitando os municípios de Laguna, Tubarão, Pedras Grandes, Treviso, Nova Veneza, Morro Grande e Florianópolis. Eles permanecerão no Brasil até o próximo dia 26.

“Estamos retribuindo a hospitalidade que tivemos em nossa viagem em 2022, quando Franco nos recebeu na Itália. Receber essas missões estreita as relações, possibilita futuras parcerias e reforça nosso compromisso, como o convênio que temos com o Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana (MEI), de Gênova”, analisa o reitor.

Estiveram presentes recepcionando os visitantes, além do reitor do Unibave e da vice-prefeita de Orleans, Leonete Canever Librelato, os pró-reitores de Administração e Inovação, Dimas Ailton Rocha, e Acadêmico, Leonardo de Paula Martins; a diretora de Cultura, Edina Furlan Rampinelli; a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Boger Dorigon; e o museólogo Idemar Ghizzo.

Notícias Relacionadas

Criciúma tem o melhor ataque da Série B

Diego Gonçalves é o artilheiro do Tigre com dois gols

Capotamento na BR-101 em Jaguaruna deixa jovem ferida

Após o atendimento pré-hospitalar, a jovem foi imobilizada e encaminhada ao Hospital de Caridade de Jaguaruna

Criciúma viaja neste sábado para São Paulo

Sem Fellipe Mateus e Gabriel Novaes, Criciúma encara o Novorizontino-SP na segunda-feira

Motociclista fica ferido em acidente com carro na BR-101, em Jaguaruna

A colisão ocorreu por volta das 16h30, no km 350 da rodovia, no bairro Morro Azul