Outro dado que chama a atenção é o crescimento no número de crianças perdidas nas praias catarinenses
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgatou 1.761 pessoas de afogamentos entre 16 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025. Esse número representa um aumento de 27,2% em comparação ao mesmo período da temporada de 2023/2024, que registrou 1.384 salvamentos.
Somente na última semana, de 7 a 13 de janeiro, foram realizados 322 resgates, o equivalente a 18% do total de atendimentos desta temporada. Apesar dos esforços, houve o registro de uma morte: um homem de 34 anos morreu após se afogar na Praia do Campeche, em Florianópolis, em uma área sinalizada com bandeira vermelha, que alerta para risco elevado devido a correntes de retorno.
Aumento no número de crianças perdidas nas praias
Outro dado que chama a atenção é o crescimento no número de crianças perdidas nas praias catarinenses. Nos primeiros 30 dias da temporada, 2.012 crianças foram localizadas e devolvidas aos responsáveis, um aumento de 36,6% em relação ao último verão, que teve 1.473 ocorrências semelhantes.
Somente na última semana, 347 crianças foram encontradas. O CBMSC atribui esse aumento ao fluxo intenso de turistas nas praias do estado.
Para prevenir esse tipo de situação, os bombeiros orientam que os responsáveis procurem os postos guarda-vidas para retirar pulseiras de identificação. A pulseira deve ser preenchida com o nome da criança e o telefone de contato de um responsável.
Operação de segurança nas praias
Mais de 2 mil guarda-vidas estão mobilizados em 156 praias de 33 municípios do litoral catarinense. A operação conta com o suporte de embarcações, quadriciclos, aviões, helicópteros, moto aquáticas e viaturas para garantir agilidade no atendimento a emergências.
Importância da sinalização com bandeiras
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de os banhistas respeitarem a sinalização das bandeiras, que indicam as condições de segurança no mar:
- Bandeira verde: mar seguro, com baixo risco de afogamento.
- Bandeira amarela: mar com risco moderado.
- Bandeira vermelha: mar com alto risco de afogamento.
As condições do mar podem mudar rapidamente, por isso, as bandeiras são atualizadas em tempo real. Para acompanhar as atualizações, os visitantes podem utilizar o aplicativo CBMSC Cidadão.
Com esses cuidados, o CBMSC reforça o compromisso com a segurança de todos que aproveitam o litoral catarinense.