Durante o ano de 1967, ocorreu um movimento social em várias partes dos Estados Unidos. Foi chamado de “Verão do Amor”, pois nessa época do ano, o verão é a estação predominante no Hemisfério Norte. O marco para o início desse movimento foi a famosa passeata pela paz, realizada na cidade de Nova York, que reuniu muitas pessoas, principalmente jovens.
Um dos fatores que motivaram esse movimento foi a rejeição, por parte da sociedade da época, dos valores tradicionais daquele tempo. Os jovens então se reuniram em diversas cidades dos Estados Unidos, destacando-se São Francisco, na Califórnia, onde se encontrava a maior parte deles. Outro fator que contribuiu muito para o desenvolvimento do movimento foi a Guerra do Vietnã, que até aquele momento já estava acontecendo há 12 anos.
Eles protestavam contra o conflito asiático e buscavam celebrar o amor, a paz e a música. Seus participantes ficaram conhecidos como hippies; muitos deles experimentavam drogas psicodélicas, buscavam novas formas de espiritualidade e lutavam pela liberdade de expressão. O movimento cresceu tanto nos Estados Unidos que contou com o apoio de grandes nomes como o ativista Benjamin Spock, o cantor Pete Seeger e o líder do movimento pelos direitos civis, o ativista Martin Luther King Júnior.
Algumas músicas famosas surgiram durante esse tempo, como a canção “San Francisco (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair)”, que foi completamente associada ao movimento, além de “California Dreamin'”, ambas compostas pelo cantor e compositor estadunidense John Phillips. A segunda teve um sucesso tão estrondoso que se estima que vendeu aproximadamente 7 milhões de cópias, além de ser lembrada até hoje como uma das músicas que relembram o movimento.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Verão do Amor. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Verão_do_Amor Acesso em 14 jan. 2025.