A busca pelo Conhecimento

Los Angeles em Chamas: As Queimadas no Sul da Califórnia em 2025

Foto – Getty Images

O ano de 2025 começou há apenas 10 dias, mas já estamos sendo inundados com notícias de uma situação desesperadora e trágica nos Estados Unidos. Desde a última terça-feira (07), a cidade de Los Angeles, localizada ao sul do estado da Califórnia, está vivendo dias terríveis em sua história devido à ocorrência de muitos focos de incêndios que se alastram em uma velocidade extremamente alta.

O evento, que já é considerado como o pior da história da cidade, toma conta de muitos bairros de Los Angeles. Até o momento, já foi registrada a destruição de 1.900 imóveis, e outros 13.000 foram de alguma forma afetados. Porém, esses números ainda podem subir, pois o fogo em algumas partes está incontrolável. O governo do estado da Califórnia decretou estado de emergência e contabilizou até o momento 10 mortes e dezenas de feridos. Estima-se que o prejuízo econômico causado chegue à marca dos R$ 61 bilhões.

Os incêndios estão ocorrendo em cinco pontos distintos na cidade, três desses foram descritos pelas autoridades locais como “fora de controle”, devido às suas proporções. Um deles acontece próximo ao famoso letreiro de Hollywood, que, segundo os chefes dos bombeiros que atuam na cidade, “há chance zero” para conter o avanço das chamas.

Segundo as autoridades, o incêndio tomou essa proporção em decorrência de uma série de fatores. Um deles está relacionado a mudanças repentinas e bruscas entre períodos secos e úmidos, essa mudança pode ser chamada pelos cientistas de “chicote climático”. Segundo estudos na região, houve um aumento expressivo na quantidade de chuvas anuais na Califórnia, o que contribuiu para o crescimento da vegetação em uma área extensa. Entretanto, com a chegada da temporada seca e sem precipitações, a vegetação que está seca acaba sendo propícia para queimadas. Por isso, pequenos focos acabam virando uma situação incontrolável muitas vezes.

Além disso, outros fatores estão impossibilitando os bombeiros de combaterem o avanço das chamas, como a falta de água e os fortes ventos que estão ocorrendo na região. Os ventos chamados de “Santa Ana” chegaram a atingir 161 km/h, segundo as autoridades, e acabam por contribuir na propagação das chamas, pois são ventos secos que retiram a umidade da vegetação. Nessas condições, não é possível utilizar aviões e helicópteros para ajudar no combate. Por outro lado, a água está sendo escassa para os bombeiros também, pois a utilização de vários hidrantes tirando ao mesmo tempo água do aqueduto acaba sendo insuficiente para conter a propagação.

Fontes consultadas:

A ‘’tempestade perfeita’’ que faz os incêndios de Los Angeles os ‘’mais destrutivos’’ da história da cidade. BBC News Brasil. 09 jan. 2025. Disponível em https://bbc.com/portuguese/articles/c4glgl1k00n0o Acesso em 10 jan. 2025.

CASEMIRO, Poliana. Chamas rápidas e mortais: entenda as causas de incêndio histórico em Los Angeles. G1. 09 jan. 2025. Disponível em https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/01/09/extremos-do-clima-causaran-incendio-recorde-em-los-angeles-entenda-ghtml Acesso em 10 jan. 2025.

Foto – Getty Images

Foto – Getty Images

Foto – Getty Images

Foto – Getty Images

Notícias Relacionadas

Caravaggio realiza treino em Balneário Rincão

Atividade desta sexta-feira (10) foi no campo do Praião

Criciúma abre inscrição para entrada de crianças com jogadores

Heriberto Hülse receberá jogo oficial no dia 19

Descompressão Fatal: A Queda do Voo BOAC 781

Homem é preso suspeito de agredir esposa grávida em Morro da Fumaça

Tanto ele quanto a vítima foram encaminhados à Central de Flagrantes em Criciúma para os procedimentos legais.