No dia 9 de janeiro de 2007, o mundo conheceu a primeira versão do iPhone, um tipo de smartphone que revolucionaria a sua área. O seu desenvolvimento iniciou no ano de 2004, quando a Apple mobilizou uma equipe de aproximadamente 1.000 funcionários para o desenvolvimento de um novo dispositivo. Liderados pelo engenheiro de hardware Tony Fadell, o engenheiro de software Scott Forstall e o engenheiro de design Jonathan Ive, o projeto custou cerca de US$ 150 milhões e levou aproximadamente 30 meses para ser concluído.
Steve Jobs, então presidente e diretor executivo da Apple Inc., anunciou publicamente no dia 9 de janeiro de 2007 o lançamento do smartphone, porém sua venda iniciou-se somente no dia 29 de junho daquele ano nos EUA. Em 9 de novembro, foi disponibilizado na Alemanha e no Reino Unido, e no final de novembro, no dia 29, foi colocado à venda na França. No ano subsequente, em 2008, já estava em circulação no continente asiático e por toda a Europa. No Brasil, o iPhone chegou somente em setembro de 2008, porém sua primeira versão não foi disponibilizada, sendo assim lançado no mercado brasileiro em sua segunda versão, a chamada “3G”.
Falando a respeito do 3G, podemos dizer que ele apresentou um grande salto em relação ao primeiro, pois foi inicialmente disponibilizado em 22 países e posteriormente lançado em mais 60 nações, totalizando mais de 80. A terceira versão, chamada de 3GS, foi lançada no mercado em 19 de junho de 2009 nos Estados Unidos, Canadá e alguns países europeus. O iPhone 4 teve seu lançamento em junho de 2010, contando agora com duas câmeras, traseira e frontal. Sua quinta versão foi disponibilizada em 2011 e trouxe consigo uma câmera de melhor resolução e uma assistente de voz. Com o passar dos anos, a empresa foi melhorando as características dos smartphones e atualmente ele já está em sua 15ª versão, lançada em 22 de setembro de 2023.
Com esse sucesso em vendas pelo mundo inteiro, a Apple se tornou uma das maiores e mais prestigiadas empresas e plataformas de smartphones do planeta. Todas as versões do iPhone geraram grandes lucros para a empresa, o que contribuiu para colocá-la no ranking das empresas de maior capital aberto do mundo. O lançamento do iPhone não beneficiou somente a Apple, mas também contribuiu para inovações em outras marcas e ajudou na popularização do smartphone na vida cotidiana das pessoas.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. IPhone. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/IPhone Acesso em 09 jan. 2025.