Há mais de 200 anos, no início de 1800, os Estados Unidos foi palco de uma das mais conhecidas guerras de sua história, a famosa Guerra de 1812, ou também chamada de Guerra Anglo-Americana de 1812. Ela foi travada entre os EUA e o Reino Unido e se arrastou de 18 de junho de 1812 até 17 de fevereiro de 1815. Entre esses anos, ocorreram muitas batalhas menores, talvez a mais conhecida delas seja a de Nova Orleães, a qual vamos abordar aqui.
Uma grande frota britânica comandada pelo almirante Alexander Cochrane havia se instalado no Golfo do México a leste do Lago Pontchartrain, localizado no estado da Luisiana em 12 de dezembro de 1814. Eles tinham o intuito de atravessar o lago para chegar em Nova Orleães, porém uma tropa de americanos sob liderança do tenente Thomas ap Catesby Jones impediu os britânicos de prosseguirem naquele dia. No entanto, em 14 de dezembro, os britânicos, agora contando com cerca de 1,2 mil homens, novamente voltaram a enfrentar os americanos, resultando na morte de muitos americanos e assim ficando livres para navegarem em direção à cidade.
No dia 23 de dezembro, as tropas britânicas chegaram ao Rio Mississippi, estando agora a apenas 14 km de Nova Orleães. O general John Keane, que liderava a missão, decidiu que eles iriam acampar para esperar a chegada de reforços para assim atacar a cidade. Porém, na tarde desse mesmo dia, o comandante americano Andrew Jackson soube dessa futura invasão e onde os britânicos estariam acampados, por isso enviou 2.131 homens para atacar as forças britânicas. Nessa luta, houve 24 mortos para o lado americano e 46 mortos para o Reino Unido.
Mesmo tendo perdido mais homens do que seu adversário, as forças britânicas, agora lideradas pelo general Edward Pakenham, não recuaram e, no dia 8 de janeiro, invadiram Nova Orleães com aproximadamente 8.000 homens e atacaram as forças americanas que tinham cerca de 4.732 homens. Embora estivessem em vantagem, os britânicos acabaram perdendo a batalha, registrando cerca de 2.000 óbitos em seu exército, dando a vitória para os americanos. Isso fez com que as tropas britânicas se retirassem da Luisiana e colocou fim à Guerra de 1812. Vale ressaltar que, em dezembro de 1814, já havia sido assinado um tratado ratificado pelo Senado dos Estados Unidos colocando fim à guerra, porém, como o fluxo de informação da época não era rápido, a notícia chegou aos soldados americanos e britânicos somente no início de fevereiro de 1815.
A vitória inesperada contra um exército britânico numericamente superior demonstrou a eficácia da liderança de Andrew Jackson e a capacidade dos americanos de se unirem em momentos como esse. Este triunfo não só elevou o moral da nação, mas também teve um impacto duradouro na política e na identidade americana. A Batalha de Nova Orleães permanece como um símbolo de coragem e estratégia, lembrada e celebrada por sua importância histórica.
Fontes consultadas:
WIKIPÉDIA. Batalha de Nova Orleães. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Nova_Orleães Acesso em 08 jan. 2025.
CABRAL, Ricardo. História Militar em Debate, 2022. Disponível em https://historiamilitaremdebate.com.br/batalha-de-nova-orleans Acesso em 08 jan. 2025.