Geral

Explosões em Massa: Os Testes Nucleares da Coreia do Norte em Janeiro de 2016

Foto – Divulgação

A Coreia do Norte, um país asiático localizado entre a China e a Coreia do Sul, é vista no mundo como um dos locais mais fechados e restritos atualmente. Com um regime ditatorial comandado pelo líder supremo Kim Jong-Un, é um país de leis severas e completamente duras para sua população, sendo que muitas delas, ao serem descumpridas, acabam gerando o assassinato daqueles que as desobedecem. Além disso, a Coreia do Norte também conta com um forte programa nuclear, com uma série de bombas guardadas e muitas outras sendo desenvolvidas constantemente. Nessa matéria, vamos falar a respeito de um teste realizado no ano de 2016 que chamou a atenção do mundo, repercutindo na mídia internacional. Confira abaixo:

Tudo começou após o Serviço Geológico dos Estados Unidos detectar um pequeno abalo sísmico oriundo da região da cidade de Punggye-ri, na Coreia do Norte, local que já havia sido palco de outras detonações realizadas intencionalmente pelo país. O tremor de terra foi sentido em áreas próximas à fronteira com a China, fazendo com que o governo da China e o da Coreia do Sul levantassem a hipótese de um teste nuclear, visto que a Coreia do Norte não tinha notificado nenhum de seus vizinhos sobre tal ato.

Entretanto, algumas horas depois, a televisão norte-coreana oficialmente divulgou que o país tinha realizado naquele dia um teste com uma bomba de hidrogênio autorizado pelo líder Kim em 15 de dezembro do ano de 2015 e que foi bem-sucedido. Acredita-se que a bomba teve um rendimento de 6 a 9 quilotons, sendo muito poderosa, capaz de destruir uma cidade inteira. Somente no dia 10 de janeiro, o líder Kim Jong-Un explicou o fato, que segundo ele, se tratava de uma autodefesa para mostrar sua força nuclear e manter sua soberania nacional em decorrência de ameaças do governo dos EUA. Ele esclareceu que não teve intenção de ameaçar ou provocar conflito com seus vizinhos, porém o que se seguiu foi um aumento no clima de tensão na região.

Depois desse teste, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu endurecer iniciativas contra a Coreia do Norte, como por exemplo, todos os seus países membros deveriam inspecionar ainda mais mercadorias vindas do país, proibiu a exportação de combustível aeroespacial e alguns minérios que de alguma forma contribuiriam em projetos nucleares do país, a expulsão de diplomatas norte-coreanos nos países membros da união, entre outros.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Teste nuclear norte-coreano de janeiro de 2016. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_nuclear_norte-coreano_de_janeiro_de_2016. Acesso em 06 jan. 2025.

Notícias Relacionadas

Novo entendimento do Conselho Deliberativo do Criciúma pode retirar presidência de Valter Minotto

Sismo de 2009: O Terremoto que Abalou a Costa Rica

O Legado Imortal de Elvis Presley: 90 Anos da Maior Lenda que o Rock já Teve

Bebê de 8 meses é hospitalizado em SC após ingerir cigarro de maconha encontrado em casa

O caso foi confirmado pela prefeitura do município, que acionou o Conselho Tutelar e a Polícia Civil para acompanhar a situação.