Geral

Pearl Harbor: O Ataque que Mudou os Rumos da Segunda Guerra Mundial

Foto – Marinha dos Estados Unidos

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), ocorreu um ataque surpresa realizado pelo Império do Japão em uma base naval dos Estados Unidos. Localizada em Honolulu, uma ilha do Havaí, a base de Pearl Harbor abrigava um grande número de navios das forças armadas estadunidenses e foi pega de surpresa na manhã de 7 de dezembro de 1941, quando a Marinha do Japão realizou um ataque com o objetivo de destruir e afundar vários navios.

O Japão, sob o comando do almirante da marinha imperial Chuichi Nagumo, enviou cerca de 350 aviões para o ataque, o que danificou todos os 8 navios de guerra dos Estados Unidos, afundando 4 deles. Além disso, os aviões conseguiram afundar três contratorpedeiros, um navio de treinamento antiaéreo, três cruzadores e um lançador de minas navais. O número de mortes de americanos chegou a 2.403, e outros 1.178 ficaram feridos.

Entre os principais fatores que motivaram o Japão a lançar um ataque aos Estados Unidos estavam o embargo americano sobre as importações de petróleo para o país asiático, visto que o Japão só tinha combustível suficiente para abastecer seus navios por mais um ano. Outro ponto a se considerar era que o Japão queria a todo custo expulsar as frotas americanas presentes no Pacífico para que não interferissem em suas ações militares no sudeste da Ásia. Atacando a base de Pearl Harbor, esperavam tirar muitos navios de circulação, reduzindo assim a presença americana no Pacífico.

No entanto, a estratégia do Japão não saiu como planejado. Um dia após o ataque, em 08 de dezembro, os Estados Unidos, que antes estavam em uma situação de neutralidade no contexto da guerra, declararam guerra ao Japão. Três dias depois, em 11 de dezembro, a Alemanha Nazista e a Itália Fascista declararam guerra aos Estados Unidos, que, por sua vez, retaliaram contra os dois países. A entrada dos Estados Unidos na guerra marcou o início de um período de reviravolta no conflito, pois com mais uma potência ao lado dos Aliados, que incluíam a França, Inglaterra e União Soviética, os países do Eixo, como Japão, Itália e Alemanha, começaram a sofrer derrotas nas batalhas, culminando na vitória dos Aliados em 1945.

Fontes consultadas:

SILVA, Daniel Neves. “Ataque a Pearl Harbor”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/ataque-japones-base-naval-pearl-harbor.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2024.

Pearl Harbor. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/pearl-harbor/. Acesso em: 7 dez. 2024

Notícias Relacionadas

Novela mexicana: Anselmo Freitas será candidato a vice-presidência do Criciúma

Anselmo Freitas será candidato ao cargo de vice-presidente

Tragédias do Século XXI: O Tsunami de 2004 no Oceano Índico

Da Idade Média à Era Napoleônica: Conheça os Acordos de Presburgo

Feriadão de Natal em SC registra 15 mortes em uma semana trágica nas rodovias

A maioria dos acidentes fatais foi atribuída a decisões imprudentes dos motoristas, como ultrapassagens proibidas e desatenção ao volante.