Já tratamos aqui algumas vezes sobre o forte impacto causado no meio ambiente quando ocorre o dispersamento de material radioativo pelas usinas nucleares. Porém, hoje vamos falar sobre um acontecimento envolvendo uma fábrica de pesticidas, que resultou na morte de muitas pessoas, além da exposição em grande escala a um gás tóxico.
Na noite de 2 de dezembro de 1984 e início da madrugada de 3 de dezembro, houve um vazamento incontrolável de gás na fábrica de pesticidas Union Carbide India Limited, localizada na cidade de Bhopal, na Índia. A substância continha uma alta quantidade de toxinas prejudiciais tanto para a saúde humana quanto para animais e o meio ambiente. Após a liberação, o gás rapidamente se espalhou pelas instalações da fábrica, bem como para os arredores, chegando a contaminar outras pequenas cidades além de Bhopal.
Como a Índia apresenta uma alta densidade populacional, essa liberação de gás afetou milhares de pessoas. Infelizmente, mais de 500.000 pessoas foram expostas ao gás, com um número de óbitos que varia de 3.000 a 8.000 indianos. Relatos indicam que, algumas horas após o vazamento, o sistema de saúde do país ficou completamente sobrecarregado, pois os médicos de plantão não estavam preparados e não sabiam como proceder em casos de inalação desse gás. A fábrica solicitou a vinda de médicos especialistas internacionais para o local para salvar o maior número de pessoas possível.
A natureza em volta da fábrica também sofreu um enorme impacto; muitas árvores tornaram-se estéreis e grande parte dos animais morreu. A economia local foi drasticamente prejudicada, pois muitos alimentos foram contaminados, obrigando os produtores a descartá-los. Além disso, a pesca foi proibida, pois acreditava-se que os peixes também tivessem inalado a substância tóxica.
Mesmo após 40 anos do desastre, não se chegou a uma conclusão sobre o que causou essa liberação de gás. Porém, o governo indiano, juntamente com ativistas locais, defende que o mau gerenciamento de folgas para os funcionários e as manutenções necessárias que foram adiadas acabaram sendo os fatores que levaram ao desastre.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Desastre de Bopal. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Desastre_de_Bopal Acesso em 03 dez. 2024