Defesa Civil trabalha para levantar os prejuízos causados pelo fenômeno climático
Um forte temporal causou inúmeros estragos no Sul de Santa Catarina na noite de quarta-feira (27). A cidade mais afetada foi Sombrio. Segundo a Defesa Civil Municipal, três bairros foram atingidos em função do fenômeno climático.
No município, houve registro de queda de árvores em veículos, em casas e na fiação elétrica. Além disso, propriedades de maracujá foram danificadas e pavilhões industriais tiveram os telhados destruídos.
A força dos ventos também arrancou as portas do Quartel do Corpo de Bombeiros de Sombrio. No momento, a Defesa Civil Municipal trabalha no levantamento dos danos na cidade. As equipes da prefeitura atuam na recuperação ao longo desta quinta-feira (28).
Segundo o climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Márcio Sônego, populares falam sobre a possibilidade de um tornado em Sombrio. No entanto, a análise deve ser feita por um grupo especializado do órgão com a Defesa Civil de Santa Catarina.
As cidades da região registraram um volume considerável de chuva na quarta-feira. Confira:
Criciúma: 30 mm;
Içara: 33 mm;
Jacinto Machado: 46 mm;
Sombrio: 23 mm;
Grão-Pará: 32 mm;
São Martinho: 22mm.
Muitas cidades do Sul de Santa Catarina não possuem anemômetro, que mede o velocidade do vento, por isso, o registro de ventania mais forte foi em Jaguaruna, no litoral, com 55 km/h entre 21h e 22h de quarta-feira.
Com informações do ND+