O ciclone Nisha foi mais uma entre as diversas tempestades tropicais que assolam os países ao redor do Oceano Índico anualmente. Formado em decorrência de uma perturbação meteorológica no oceano a leste da ilha de Sri Lanka, em 25 de novembro de 2008, deslocando-se na direção nordeste, rapidamente seus ventos ganharam intensidade, força e proporção, sendo elevado a uma depressão tropical profunda.
Mais tarde, ainda no dia 25 de novembro, maior e mais potente, foi classificado como ciclone e atingiu primeiramente a ilha de Sri Lanka, onde causou inundações devido ao elevado nível de chuva trazido consigo e deslizamentos de terra que acabaram trazendo prejuízos econômicos e custando a vida de muitas pessoas. Muitos foram forçados a abandonar suas residências devido aos perigos em áreas de vulnerabilidade.
Ao chegar ao sul da Índia, em 26 de novembro, o ciclone apresentava ventos máximos sustentados de 95 km/h, e sua pressão estava em 996 mbar. O estado de Tamil Nadu foi o mais impactado pelo ciclone; sua capital enfrentou chuvas que transbordaram barragens e lagos, interrompendo o trânsito e serviços de eletricidade. Além das chuvas, as fortes rajadas danificaram e derrubaram muitas estruturas, causando a morte de várias pessoas. O número total de mortes causadas pelo ciclone foi de 204 pessoas, sendo 189 na Índia e 15 em Sri Lanka. Foi perdendo força ao se mover sobre o interior da Índia, sendo rebaixado para uma depressão e finalmente dissipando-se em 29 de novembro de 2008, depois de causar aproximadamente 800 milhões de dólares em prejuízo na Índia.
Após o desastre, a resposta das autoridades foi ágil e eficaz. O governo indiano forneceu abrigo, alimentos e kits de sobrevivência para as pessoas afetadas, além de trabalhar constantemente na reconstrução de infraestruturas afetadas pelo ciclone. Não podemos deixar de citar que também houve ajuda humanitária por meio de organizações internacionais. Essas ações de solidariedade são cruciais e de extrema importância para que as pessoas consigam sobreviver e se reerguer após desastres dessa magnitude.
Fontes consultadas:
WIKIPÉDIA. Ciclone Nisha (2008). Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclone_Nisha_(2008) Acesso em 25 nov. 2024.
WIKIPÉDIA. Temporada de ciclones no Índico Norte de 2008. https://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_ciclones_no_Índico_Norte_de_2008 Acesso em 25 nov. 2024.