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Colégio Satc utiliza plataforma de gamificação para elevar aprendizado de inglês dos alunos

Durante o ano, estudantes do Programa Bilíngue puderam utilizar app Voka Tooki totalmente interativo e cheio de desafios educacionais

Foto – SATC

Construir uma educação dinâmica, incentivadora e que coloca o estudante no centro do conhecimento, faz com que a formação do saber seja voltada aos objetivos que cada um quer alcançar. Quando se fala na aprendizagem do inglês, o Colégio Satc se destaca por envolver a curiosidade na hora de aprender. Pensando nisso, em 2024 a instituição incluiu nos estudos dos alunos do Programa Bilíngue, a utilização da plataforma Voka Tooki. Um app gamificado que eleva o aprendizado da Língua Inglesa, a partir de desafios educacionais e atividades interativas.

A Voca Tooki Brasil surgiu da parceria da instituição com a empresa de Israel Kideo.tech. “Nossa plataforma dá suporte ao ensino e aprendizado em inglês, a partir de um game onde o aluno avança no seu próprio ritmo, em um ambiente cheio de desafios e evolução. Com uma proposta inovadora, essa solução israelense vem para o mercado brasileiro, podendo ser utilizada por diversos sistemas de ensino como o do Colégio Satc”, explica o responsável pelo projeto no Brasil, Gustavo dos Santos de Lucca.

Os estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, puderam aplicar durante o Programa Bilíngue todas as possibilidades educacionais que o app oferece. “Alinhamos os conteúdos trabalhados no Programa com o a plataforma, que é totalmente gamificada. Os alunos utilizavam o app uma vez por semana durante o Ensino Integral, além de poderem acessar em casa. Fomos inserindo essa outra forma de aprender inglês no dia a dia das turmas, pois sabemos que cada criança aprende de um jeito e tem necessidades educacionais individuais”, conta a coordenadora de Idiomas do Colégio Satc, Beatriz de Medeiros.

Com um ensino adaptado as necessidades dos estudantes, a plataforma contribui com o desenvolvimento de habilidades, além de atender as expectativas e necessidades das crianças. “O aplicativo foi muito bem recebido pelos alunos, pois os jogos possuem níveis de complexidade e recompensas, o que aumenta o engajamento e interesse deles na prática do inglês. Também permitiu um acompanhamento mais detalhado pela professora, que com os relatórios oferecidos pela plataforma, conseguia ver o progresso dos alunos, quais as dificuldades e o que aprendiam com facilidade. Com essa solução tecnológica é possível irmos ajustando as metodologias de aula para que sejam cada vez mais eficazes”, destaca Beatriz.

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