Trânsito

69% das rodovias de SC estão em estado regular, ruim ou péssimo, aponta pesquisa

A pesquisa aponta que seriam necessários R$ 3,36 bilhões em investimentos para melhorar as rodovias estaduais e federais que cortam o Estado.

Foto: Divulgação

A situação das estradas federais e estaduais em Santa Catarina segue preocupante. Segundo a Pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes) de Rodovias 2024, divulgada nesta terça-feira (19), 69% da malha rodoviária do estado foi classificada como regular, ruim ou péssima. A análise abrangeu 3.510 quilômetros, representando 3,1% do total pesquisado no Brasil.

Embora o índice tenha apresentado uma leve melhora em relação a 2023, quando 72% das rodovias pavimentadas estavam em condições semelhantes, a pesquisa evidencia que apenas 31% das estradas catarinenses foram avaliadas como ótimas ou boas.

Indicadores da pesquisa A análise considerou três aspectos fundamentais: pavimento, sinalização e geometria da via. Em comparação com 2023, houve piora no pavimento (de 59,7% para 61%) e na sinalização (de 69,8% para 65,1%). A única melhora foi observada na geometria da via, que passou de 69,3% para 73,2%.

Classificação geral das rodovias

  • Ótimo: 7,9%
  • Bom: 23,1%
  • Regular: 41,6%
  • Ruim: 20,7%
  • Péssimo: 6,7%

Impactos econômicos

As condições inadequadas das rodovias geram um prejuízo significativo ao setor de transportes, estimado em 36,5%. Esse cenário resulta em um gasto adicional de 39,9 milhões de litros de diesel, além de custos extras de R$ 229,24 milhões para transportadores.

Investimentos necessários

A pesquisa aponta que seriam necessários R$ 3,36 bilhões em investimentos para melhorar as rodovias estaduais e federais que cortam Santa Catarina. Até outubro, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) investiu R$ 330,74 milhões nas rodovias federais. Os investimentos do Governo do Estado nas rodovias estaduais não foram informados na pesquisa.

Para enfrentar o problema, o governo de Jorginho Mello aposta no programa Estrada Boa, focado na recuperação das rodovias estaduais, como alternativa para melhorar a infraestrutura viária no estado.

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