A Basílica de São Pedro, localizada na cidade-estado do Vaticano, é considerada o centro espiritual da Igreja Católica, sendo a maior basílica do mundo, com uma área interna de aproximadamente 15.160 metros quadrados. A história em torno da basílica e o motivo de sua construção remontam ainda ao século I. Veja abaixo:
Após a crucificação de Jesus Cristo, a maior figura do Cristianismo, Pedro, um de seus doze apóstolos, deu seguimento à missão de espalhar os ensinamentos de seu mestre e assumiu a liderança do grupo que Jesus liderava antes de sua morte. Em uma viagem a Roma, Pedro teria iniciado a construção de uma igreja no local e evangelizado grande parte da população. No entanto, essa atitude irritou o imperador Nero, que ordenou a crucificação de Pedro no ano 64, e seus restos mortais foram enterrados na colina do Vaticano, onde uma pedra vermelha marcou o local.
Alguns anos depois, o local onde os restos mortais de Pedro foram sepultados foi alterado devido à construção de um santuário. Aproximadamente 300 anos após a morte do apóstolo, o imperador Constantino ordenou a construção de uma basílica no lugar, a qual nomeou de Basílica de São Pedro. Durante o século XVI, sob as ordens do papa Júlio II, a basílica foi derrubada para a construção de uma nova, que levou cerca de 150 anos para ser completamente finalizada, envolvendo grandes arquitetos como Michelangelo e Rafael Sanzio.
Durante a década de 1950, foram feitas algumas escavações na região da basílica e descobriu-se uma necrópole, bem como fragmentos de ossos, comprovando que Pedro estava realmente enterrado sob o altar da basílica. Como Pedro foi o primeiro papa da Igreja Católica e seus restos mortais foram depositados neste lugar, muitos outros papas também foram sepultados na basílica posteriormente, como Inocente IX, Pio XI, Paulo VI, entre outros.
O local não tem apenas uma importância religiosa, mas também conta com uma arquitetura que encanta os visitantes. A cúpula possui cerca de 136 metros de altura e seu interior é decorado com mármores, esculturas e mosaicos, como a famosa Pietà, uma escultura de Michelangelo que representa Jesus Cristo morto nos braços de sua mãe, a Virgem Maria.
Fonte consultada:
GASPARETTO JUNIOR, Antonio. Basílica de São Pedro. InfoEscola, Copyright 2006-2024. Disponível em: https://www.infoescola.com/cristianismo/basilica-de-sao-pedro/ Acesso em: 18 nov. 2024.