Desde 1822 até 1889, o Brasil viveu sob uma monarquia, governado por dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II. Durante os 67 anos de monarquia (principalmente no reinado de D. Pedro I), ocorreram muitos conflitos nos interiores do Brasil, motivados por insatisfações com as medidas impostas pelo governo imperial.
Além disso, havia no Brasil outros problemas que levaram as pessoas a ficarem descontentes com o regime monárquico, como a situação econômica do país. O café, principal produto comercializado, estava com o preço em queda no mercado nacional. Outro fator era a insatisfação da classe dos militares quanto à falta de reconhecimento e à interferência de D. Pedro II em assuntos do exército. Com o passar dos anos, surgiram no país ideias revolucionárias republicanas, que se difundiram rapidamente a partir da década de 1880, culminando na ação de alguns revolucionários que as colocaram em prática.
No dia 15 de novembro de 1889, algumas tropas, lideradas pelo marechal Deodoro da Fonseca, se aglomeraram em frente ao Campo de Santana, na cidade do Rio de Janeiro, então sede da monarquia brasileira, com o intuito de derrubar a monarquia e instaurar a república. O imperador D. Pedro II foi rapidamente informado sobre o golpe e, vendo que muitos brasileiros eram a favor da implantação do novo regime, decidiu, sem resistência, aceitar sua deposição e partiu juntamente com sua família para a Europa, onde permaneceu até sua morte em 1891.
Após o golpe e a renúncia de D. Pedro II, estabeleceu-se um governo provisório liderado por Deodoro da Fonseca, e a república foi oficialmente proclamada naquele mesmo dia. O regime presidencialista foi estabelecido em 1891, quando a primeira constituição republicana foi promulgada. Com a proclamação da república, muitas mudanças sociais e políticas ocorreram no Brasil, trazendo novas estruturas de poder e marcando a sociedade brasileira da época.
A Primeira República, também conhecida como República Velha, ficou marcada por várias revoltas pelo Brasil e pelo enfrentamento de diversos desafios e instabilidades em seus primeiros anos. Em 1930, Getúlio Vargas lançou um golpe que derrubou o então presidente do Brasil, Washington Luís, e deu início à chamada Era Vargas, que se caracterizou pelo fim do domínio oligárquico e pela instauração de um novo período na república brasileira.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org
https://brasilescola.uol.com.br
https://www.suapesquisa.com