Segurança

Grupo com denominação nazista e frases de admiração a Adolf Hitler é alvo de operação em SC

A Polícia Civil realizou a Operação Neptuno que investiga grupo suspeito de apologia ao Nazismo em Maravilha; seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município

Foto: operação contra o nazismo (1)

A Operação Neptuno, da Polícia Civil, cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Maravilha, Oeste de SC, nesta quinta-feira (14). A investigação busca reprimir condutas de apologia ao nazismo e iniciou com a descoberta de um grupo na internet.

Detalhes da operação

O delegado Joel Specht explica que o grupo de WhatsApp possuía uma denominação nazista. Como imagem de perfil, havia uma cruz suástica e na descrição, a polícia identificou uma frase de admiração e submissão a Adolf Hitler, líder do Partido Nazista.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Durante a operação, foram apreendidos os aparelhos celulares dos investigados, além de outros equipamentos eletrônicos, que serão analisados para a continuidade das investigações.

Com isso, a Polícia Civil busca esclarecer as reais intenções do grupo. “Se há uma questão de extremismo vinculada aos integrantes”, detalha o delegado responsável pelo caso.

Apologia ao nazismo é crime

Specht ressalta que, no Brasil, a Lei Federal antirracismo prevê como crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Em cinco horas, PMRv recolhe 13 carteiras de motoristas e prende um por embriaguez ao volante em Laguna

O montante é preocupante segundo os policiais, já que foram somente 32 abordagens neste período. Motoristas pagarão multa de aproximadamente R$ 3 mil e ficarão sem a CNH por 12 meses.

Proprietário de lavação é preso por tráfico de drogas em Orleans

Na delegacia, o acusado confirmou que entregou 15 gramas de crack para o usuário em troca de um Fiat Uno com problemas mecânicos.

Adeus vício: participantes do grupo de Tratamento do Tabagismo de Siderópolis recebem certificados

Esse grupo foi o primeiro realizado nesse ano. O segundo grupo já está com inscrições abertas.

Operação ‘Feliz Mano Novo’ prende suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e roubos

Quadrilha investigada é do Rio Grande do Sul e estaria se instalando em municípios catarinenses, de acordo com a Polícia Civil.