Vulcões são aberturas na crosta terrestre por onde o magma do interior do planeta sai. Além do magma, eles também podem expelir fumaça e cinzas, e essa saída de materiais é chamada de erupção. Existem muitos vulcões ao redor do planeta, alguns potencialmente perigosos, outros nem tanto. Hoje veremos sobre o vulcão Nevado del Ruiz e a devastadora erupção que ele causou em 1985.
Localizado na Cordilheira Central, parte dos Andes, na Colômbia, o vulcão Nevado del Ruiz é um estratovulcão com uma altitude de 5.321 metros acima do nível do mar. Ele começou a se formar no período Pleistoceno Superior ou Plioceno Tardio, há cerca de 2 milhões de anos, com sua atividade vulcânica datando de aproximadamente 150.000 anos atrás.
Algumas erupções ficaram marcadas na história deste vulcão, sendo a mais notável a ocorrida em 1985, que causou grande destruição e a morte de muitas pessoas. No dia 13 de novembro de 1985, por volta das 21h (horário local), uma grande quantidade de lava foi lançada pelo vulcão. O calor derreteu uma grande quantidade de gelo e neve no cume, resultando em fluxos de lama que desceram rapidamente pelas encostas do vulcão e chegaram à cidade de Armero, devastando-a completamente e matando cerca de 25.000 pessoas. Segundo relatos, no dia da erupção, houve muitas tentativas de evacuação, mas uma tempestade restringiu a comunicação, e o barulho fez com que as pessoas não ouvissem os sons da erupção até que ela chegasse à cidade.
Essa tragédia ficou marcada na história mundial como uma das mais dramáticas relacionadas a erupções vulcânicas. Atualmente, ainda ocorrem emissões de gases no local, ou seja, o vulcão ainda é considerado ativo e continua sendo monitorado pelas autoridades colombianas.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org