A busca pelo Conhecimento

A Espetacular Chuva de Meteoros Leônidas

Foto – CNN Brasil

Em 1865, o astrônomo alemão Wilhelm Tempel e o americano Horace Parnell Tuttle descobriram um cometa e o nomearam 55P/Tempel-Tuttle. Esse cometa leva 33 anos para completar sua órbita ao redor do sol e acaba deixando um rastro de partículas que a Terra atravessa anualmente no mês de novembro. Ao entrarem na atmosfera terrestre, essas partículas queimam e formam um verdadeiro espetáculo de luzes observáveis a olho nu, conhecido como a chuva de meteoros Leônidas.

As Leônidas irradiam da constelação de Leão, o que lhes dá o nome. Embora a atividade da chuva varie de ano para ano, com picos em torno de 17 de novembro, alguns anos são particularmente espetaculares, conhecidos como tempestades de meteoros, que podem produzir milhares de meteoros por hora. Eventos históricos notáveis incluem a tempestade de 1833, que apresentou taxas impressionantes de até 100.000 meteoros por hora, e a de 1966, que iluminou os céus com até 3.000 meteoros por minuto.

Para observar a chuva de meteoros Leônidas, não é necessário o uso de nenhum equipamento especial. Basta se deslocar até um local distante das luzes da cidade e olhar para o céu a partir da meia-noite. Elas podem ser vistas em todo o mundo, mas o melhor lugar para apreciá-las é no Hemisfério Norte.

Fontes consultadas:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br

CNN Brasil

Notícias Relacionadas

Mulher cai em golpe de empréstimo falso e perde dinheiro em Içara

r. A guarnição orientou a vítima quanto aos procedimentos legais a serem seguidos.

PF apreende celular e pendrives em endereço de autor das explosões no STF, em SC

Por volta das 7h, a PF chegou ao endereço em Rio do Sul, onde ele mantinha um estabelecimento como chaveiro

Santa Catarina conquista nota máxima junto ao Tesouro Nacional

Inédita para SC, classificação A+ reconhece a gestão qualificada do Governo do Estado, que passa a ter maior credibilidade perante investidores e mais saúde financeira para contratação de novos empréstimos

Moraes diz que origem de atentado está no “gabinete do ódio”

Ministro descartou anistia a criminosos