A busca pelo Conhecimento

A Batalha de Guadalcanal

A Batalha de Guadalcanal, durou um pouco mais de 6 meses

Foto: Divulgação

A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) foi o conflito armado que apresentou o maior número de óbitos em toda a história mundial. Isso se deve ao fato das intensas batalhas que ocorriam em diversas partes do planeta, geralmente motivadas pela captura de locais estratégicos. Hoje vamos abordar a Batalha de Guadalcanal, que durou um pouco mais de 6 meses.

Alguns meses depois que as tropas japonesas lançaram um ataque à base naval de Pearl Harbor, localizada em Honolulu, no Havaí, no dia 7 de dezembro de 1941, os Estados Unidos decidiram, juntamente com outros membros Aliados, lançar uma ofensiva contra o Japão no Pacífico Sul. O dia 7 de agosto de 1942 marcou o início da batalha, quando fuzileiros navais dos Estados Unidos desembarcaram nas ilhas de Guadalcanal, Tulagi e Florida, localizadas nas Ilhas Salomão, com o intuito de capturá-las e impedir que o Japão as usasse como base para ameaçar as linhas de suprimento e comunicação entre Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

As tropas japonesas tentaram muitas vezes retomar os locais para si, mas os Aliados tinham um maior número de combatentes e, por isso, o Japão sofreu perdas humanas que chegaram a quase 20.000 soldados durante os meses de batalha. Em um certo momento, já registrando muitas baixas, as tropas japonesas foram forçadas a recuar, e os Aliados obtiveram a vitória em 9 de fevereiro de 1943. Essa batalha ficou marcada como o início dos conflitos desencadeados pelos Aliados no Pacífico, bem como enfraqueceu as posições do Japão no Pacífico Sul.

Escrito por Thiago Fontanela

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org
https://bing.com

Início

Notícias Relacionadas

PlayStation: 30 Anos de Tecnologia e Entretenimento

Flamengo não relaciona mais três por dores musculares contra o Criciúma

Zagueiro Léo Pereira está entre as novas baixas

Espetáculo de Natal celebra 65 anos da Satc e emociona famílias

Evento reuniu duas mil pessoas no Ginásio 2 da instituição com apresentações artísticas e chegada do Papai Noel

Natal com Certrel: Trenzinho da alegria promete encantar Siderópolis e Treviso

Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Trenzinho da Alegria percorrerá por comunidades nos Municípios levando diversão, doces e a tão esperada chegada do Papai Noel.