Homens usavam broches com suástica nazista em chapéus
Dois homens foram presos no último sábado (9) após serem flagrados usando um símbolo nazista durante a Schützenfest, tradicional festa de tiro em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Eles foram vistos com chapéus decorados com broches, incluindo um com a suástica nazista.
A dupla foi denunciada por frequentadores da festa que, incomodados com o símbolo, relataram o caso à Polícia Civil. Agentes de segurança localizaram e detiveram os suspeitos, que foram levados para a Central Regional de Plantão Policial de Jaraguá do Sul.
De acordo com o delegado Leandro Lopes, a reação dos participantes da festa demonstra o repúdio da comunidade a esse tipo de comportamento: “Os próprios frequentadores se sentiram desconfortáveis. Esta é uma festa de tiro esportivo, tradicional na região, e não vamos permitir esse tipo de situação na nossa cidade.”
Durante o interrogatório, um dos homens afirmou desconhecer o significado do símbolo, e ambos alegaram que não tinham a intenção de promover o nazismo. Mesmo assim, foram autuados em flagrante com base no parágrafo 1 do artigo 20 da Lei 7.716/89, que criminaliza atos de discriminação e preconceito. A pena prevista é de um a três anos de prisão.
No domingo (10), ambos passaram por audiência de custódia. O juiz plantonista homologou a prisão em flagrante, mas concedeu liberdade provisória, considerando que não houve pedido de prisão preventiva por parte da autoridade policial ou do Ministério Público.
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em nota, repudiou o ocorrido e destacou que o episódio foi isolado, não representando a essência da Schützenfest. “A Schützenfest é uma festa familiar, que promove respeito e integração entre as pessoas. Exemplo disso foi a atitude dos frequentadores que rapidamente denunciaram o fato às autoridades”, diz o comunicado.
A administração municipal reafirmou que qualquer ato de ódio ou desrespeito será rigorosamente combatido. “Somos um povo acolhedor e trabalhador, e zelamos pela harmonia em nossa cidade.”