Geral

IMA divulga primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2024-2025

De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 174 estão próprios para banho, o que representa 73,11%

Foto: Eduardo Valente/Secom

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira, 08 de novembro, o primeiro relatório de balneabilidade da temporada 2024-2025. O documento apresenta o balanço das cinco últimas análises consecutivas que foram iniciadas na semana do dia 30 de setembro.

De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 174 estão próprios para banho, o que representa 73,11%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 66 estão adequados para banho, o que equivale a 75,86%.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido na íntegra neste link:

https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2024-11-08

No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar durante a semana os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina contemplando as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Divulgação

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.

De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Notícias Relacionadas

Cobusiness Satc reúne empresas parceiras na última confraria do ano

Evento contou com palestrantes da RD Station e HPE Brasil, que falaram sobre mercado digital e inteligência artificial

“Peço que compareçam ao jogo e nos apoiem”, pede Pedro Rocha

O jogador pediu o apoio do torcedor craveiro: “Peço a nossa torcida que compareça ao jogo e nos apoie. Precisamos muito do apoio de todos”, enfatizou o atacante.

Vereadora eleita é esfaqueada pelo marido em posto de saúde em SC

Funcionários do posto de saúde tentaram intervir para interromper a agressão, mas foram ameaçados pelo homem e não conseguiram contê-lo

OAB manifesta apoio a advogada agredida em Içara e solicita afastamento de policiais

A PM esclareceu que a conduta dos policiais está sendo investigada devido à abordagem de duas mulheres durante o atendimento