A busca pelo Conhecimento

Saxofone e sua origem na Sociedade

Foto: Divulgação

Saxofones são instrumentos musicais de sopro que geralmente podemos encontrar facilmente em diversas bandas. Ele é feito de metal, porém pertence à família dos instrumentos de madeira. No jazz, ele é um dos principais instrumentos e talvez aquele que mais chama atenção devido ao seu som expressivo e à capacidade de realizar solos em diversas músicas. Não só no jazz podemos encontrá-lo, mas também em orquestras de música clássica, no pop e no rock.

O instrumento foi idealizado e inventado ainda no século XIX por Adolphe Sax, um grande fabricante de instrumentos e clarinetista nascido na Bélgica. Adolphe percebeu que existia uma lacuna na família dos instrumentos de sopro e, por isso, iniciou o desenvolvimento de um novo instrumento. O primeiro protótipo do saxofone foi oficialmente lançado por Adolphe em 1840, com o objetivo de criar um instrumento que combinasse a sonoridade dos instrumentos de madeira com a potência dos metais. Seis anos depois, em 1846, Adolphe finalmente conseguiu a patente do saxofone e assim foi autorizada sua produção mundo afora.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Ao decorrer das décadas, os saxofones foram se modernizando e se adaptando conforme a sociedade evoluía. Atualmente, sua estrutura possui corpo, boquilha e chaves. O corpo é feito de latão, tendo um formato cônico que se alarga na extremidade inferior. A boquilha é a parte onde o músico encosta sua boca e nela vai uma palheta, geralmente feita de bambu, que vibra para produzir o som. Por fim, as chaves estão distribuídas ao longo do corpo do saxofone e permitem ao músico tocar diferentes notas.

Atualmente, o saxofone é classificado em quatro tipos: soprano, o menor em tamanho e com som mais agudo; alto, o mais comum em qualquer tipo de banda, produzindo um som um pouco mais grave que o soprano; tenor, caracterizado por seu som encorpado e sendo maior em tamanho do que o alto; e barítono, o maior em tamanho e com o som mais grave. Alguns saxofonistas se destacaram por suas habilidades e ficaram conhecidos mundialmente, como John William Coltrane, um estadunidense considerado o maior sax tenor da história e um dos maiores compositores de jazz; Charlie Parker Jr., o fundador do bebop e uma figura chave no desenvolvimento do jazz; e Kenny G (Kenneth Bruce Gorelick), um habilidoso saxofonista soprano estadunidense que chamou a atenção do mundo por suas músicas ecléticas.

Fonte consultada:

https://pt.wikipedia.org

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

A origem por trás da temida sexta-feira 13

Criciúma é “beneficiado” com empate entre Juventude e Cuiabá

Juventude e Cuiabá empataram em 1 a 1, no Jaconi

Luiz Flávio de Oliveira apita jogo do Criciúma no Maracanã

Luiz Flávio de Oliveira apitou Criciúma e Botafogo no turno, com vitória do Tigre por 2 a 1