O rádio é um ótimo instrumento de comunicação, criado com o propósito de levar diversão, música, informação e entretenimento para as pessoas. Ele transmite sua programação através de ondas eletromagnéticas que não necessitam de meio para se propagarem e que não interagem com a matéria, evitando prejudicá-la. O rádio foi inventado por várias pessoas, incluindo Guglielmo Marconi, Nikola Tesla e Reginald Fessenden, que se destacaram por suas grandes contribuições no desenvolvimento do aparelho.
Entretanto, para que o rádio funcione e uma programação seja transmitida para seus ouvintes, é necessário que haja alguém por trás dele trabalhando e muitas vezes interagindo com as pessoas que o escutam naquele momento. Essa pessoa é o radialista, que é responsável por criar, produzir ou dirigir programas. Esse profissional pode atuar na apresentação do programa, bem como ser comentarista em alguns assuntos, narrador e até mesmo escrever roteiros.
O radialista desempenha um papel fundamental na área da comunicação e na sociedade ao seu redor, pois está diariamente conectado com as pessoas, muitas vezes transformando vidas e sendo visto como um exemplo de inspiração, já que em alguns casos se torna a única companhia que alguém possa ter dentro de sua casa. O dia do radialista é comemorado em duas datas anualmente: 25 de setembro e 7 de novembro, reforçando a importância que uma voz através das ondas do rádio tem para o desenvolvimento da sociedade.
Fontes consultadas:
https://pt.wikipedia.org