No país, 49 locais foram reconhecidos pelo programa internacional; 25 deles estão em SC, que ganha o título de estado mais azul do Brasil durante esta temporada.
Santa Catarina recebeu, nesta sexta-feira, dia 1º, o Selo Bandeira Azul pelas 25 praias e marinas reconhecidas pelos esforços de preservação e promoção de turismo sustentável nesses locais.
O reconhecimento veio ainda em outubro, quando o Programa Bandeira Azul divulgou os resultados da premiação 2024/2025, mas foi durante esta tarde que a Secretaria de Turismo de Santa Catarina participou da cerimônia oficial, em Salvador, na Bahia, junto do júri técnico nacional do programa.
Praias, marinas e uma lagoa fazem parte do estado mais azul do Brasil
Em todo o Brasil, 49 locais foram reconhecidos pelo compromisso de seguir as práticas globais de sustentabilidade. E 25 desses lugares estão em Santa Catarina, ou seja, 51% do total. Ainda, dos pontos reconhecidos, 20 são locais balneáveis (19 praias e uma lagoa) e 5 marinas.
Segundo Evandro Neiva, secretário de Turismo de SC, os números representam o compromisso com o meio ambiente. “Colocar a sustentabilidade como um dos pontos principais e fundamental para o desenvolvimento do estado”
Programa Bandeira Azul tem avaliação internacional
A premiação é realizada por um júri internacional que faz parte do programa, através da Foundation for Enviromental Education, que tem sede em Copenhague, na Dinamarca.
Nos critérios estão a gestão ambiental, qualidade da água e a infraestrutura turística. A certificação acontece anualmente – e os locais podem ter os selos renovados ou não -, e além de ser voluntária e ecológica, é o maior prêmio global de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.
Com informações do site ND+