Missões espaciais acontecem com frequência desde a década de 1950 e possuem o intuito de descobrir mais sobre o ambiente fora do planeta Terra. Vamos abordar abaixo uma missão que ficou conhecida por transportar a tripulação da Expedição 1 para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Essa missão começou a ser desenvolvida no fim da década de 1990 pela Rússia e foi lançada em 31 de outubro de 2000, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 07h52min do horário local. A tripulação era composta pelos cosmonautas Yuri Gidzenko e Sergei Krikalev e pelo engenheiro de voo da NASA William Shepherd. O acoplamento com a ISS foi feito em 2 de novembro do mesmo ano na porta de atracamento do módulo Zvezda.
Passados alguns meses do início da missão, no dia 6 de maio de 2001, a Soyuz desacoplou da ISS e voltou à Terra, pousando novamente no Cazaquistão no mesmo dia. Durante os 186 dias que permaneceu no espaço, a missão foi de extrema importância para estabelecer uma infraestrutura necessária para que a Estação Espacial Internacional pudesse ser um lugar apropriado onde seres humanos pudessem permanecer por períodos de meses ou até anos.
Fonte consultada:
https://pt.wikipedia.org