Sem Categoria

O Desastre com o Voo American Eagle 4184

Foto – Divulgação

Acidentes com aviões são extremamente dramáticos e, na sua grande maioria, acabam resultando na morte de grande parte de seus passageiros. Os motivos variam de caso para caso, desde erros humanos até falhas nos sistemas da aeronave ou na comunicação com a torre de comando. Um acidente aéreo que chamou a atenção nos Estados Unidos aconteceu em 1994 e envolveu o transporte de 68 passageiros.

Confira abaixo:

No dia 31 de outubro de 1994, o avião modelo ATR 72-212, fabricado pela empresa franco-italiana ATR e operado pela empresa Simmons Airlines, fazia mais um de seus voos domésticos entre as cidades de Indianápolis, no estado de Indiana, e Chicago, no Illinois, nos EUA. A aeronave era equipada com dois motores Pratt & Whitney Canada PW127 e tinha capacidade para transportar 68 passageiros.

Esse voo foi denominado American Eagle 4184 e contava com 68 pessoas a bordo, sendo 64 passageiros e 4 tripulantes. Quando estava a caminho de Chicago, a aeronave perdeu o controle no ar devido ao gelo atmosférico, e os tripulantes não conseguiram recuperar o controle. Assim, por volta das 15h57min do horário local, ela se chocou contra o solo em uma plantação de soja na cidade de Roselawn, Indiana, levando todos os que estavam a bordo a óbito ainda no local do ocorrido.

Segundo a investigação do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), o acidente foi provocado por uma grande quantidade de gelo atmosférico que se acumulou nas asas do avião, fazendo com que alterasse o fluxo de ar sobre as superfícies de controle e levando à perda de controle da aeronave.

O caso fez com que medidas fossem tomadas para que acidentes dessa magnitude não voltassem a ocorrer. Assim, foram implantadas melhorias nos sistemas de proteção contra o gelo, como sistemas de aquecimento nas asas e melhorias nos sistemas de derretimento do gelo; treinamento aprimorado de pilotos e controladores de tráfego aéreo para que saibam como lidar com essas situações; e também a introdução de novas regulamentações com o intuito de que as tripulações recebam informações precisas sobre possíveis condições de gelo atmosférico.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org
https://www.chicagotribune.com

Notícias Relacionadas

A Imponente Estátua da Unidade

Perto de completar 200 jogos, Barreto diz que o Criciúma não falou ainda sobre renovação

Torcida do Criciúma pagará R$ 140,00 para ver Inter x Tigre na terça-feira

Geração Empreendedora capacita estudantes sobre negócios e liderança em Orleans

Iniciativa oportuniza conhecimento sobre empreendedorismo entre alunos da Escola Toneza Cascaes, incentivando a formação de novas lideranças.