A busca pelo Conhecimento

A Ponte do Bósforo

Foto – Divulgação

Pontes são estruturas construídas pelo homem com o intuito de ligar dois pontos que se encontram separados devido a um obstáculo, que pode ser um rio ou um vale. Ao trafegarmos em estradas ou rodovias, encontramos várias delas pelo caminho. Algumas conectam comunidades, outras municípios e algumas até diferentes nações. No entanto, a ponte que vamos abordar abaixo foi construída para interligar dois grandes continentes. Confira:

Conhecida como Ponte do Bósforo ou também como Ponte 15 de Julho Mártires, está localizada na cidade de Istambul, na Turquia, sendo inaugurada no dia 29 de outubro de 1973. É um ponto extremamente importante pois serve como conector de dois supercontinentes, visto que a Turquia é um país transcontinental com parte de seu território no continente europeu e outra parte no asiático. No lado da Europa, ela começa no bairro Ortaköy e termina no bairro de Beylerbeyi, na parte asiática.

Sua construção iniciou em 1970 e foi concluída três anos depois, na data em que a Turquia celebrou seu 50º aniversário. Seu comprimento total é de 1.560 metros, possuindo um vão principal de 1.074 metros. Foi projetada com uma altura de 64 metros acima do nível do mar, permitindo que navios pudessem passar por baixo dela.

O projeto da ponte foi realizado por um consórcio internacional de engenheiros e arquitetos, que utilizaram técnicas consideradas avançadas para a época. Atualmente, o tráfego de veículos sobre ela gira em torno de 150.000 a 200.000 diariamente, sendo assim uma das maiores e principais vias de tráfego de Istambul. Ela é um exemplo vivo de quão grande pode ser a capacidade humana de conectar lugares e culturas diferentes.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org
https://brasilescola.uol.com.br

Notícias Relacionadas

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões

Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília, em São Paulo

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025

Técnica do Futebol Feminino de Criciúma recebe o Prêmio de Cidadã Honorária

Bina foi homenageada nesta sexta-feira, dia 22

Antes de pegar o Criciúma, Fluminense empata com o Fortaleza

Fluminense receberá o Criciúma na terça-feira, dia 26, no Maracanã