A busca pelo Conhecimento

A Criação da Cruz Vermelha

Imagem criada por Jon Harald Soby

Livros e documentos que contêm a história de um lugar ou até mesmo de uma nação devem ser muito bem guardados e mantidos em bibliotecas para não se perderem ou serem descartados. Aqui vamos falar a respeito de uma das maiores e mais conhecidas bibliotecas da América do Sul.

Em 29 de outubro de 1810, na época em que o Brasil era ainda uma colônia de Portugal, foi criada a Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela foi fundada logo após a transferência da Real Biblioteca de Portugal para o nosso país, motivada pelo grande terremoto que atingiu Lisboa em 1755 e infelizmente destruiu uma grande parcela do acervo original.

É considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas do mundo e um importante patrimônio cultural brasileiro. Contém aproximadamente 10 milhões de itens, incluindo livros, discos, partituras e documentos em geral.

A biblioteca está localizada na Avenida Rio Branco, nº 219, no centro do município do Rio de Janeiro, e atualmente tem um horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, sendo aberta a todo o público. O local oferece serviços como leitura de livros e acesso a documentos. Além disso, desenvolve palestras e outros eventos culturais para transmitir conhecimento às pessoas.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org
https://revistacrescer.globo.com
https://gov.br

Notícias Relacionadas

Atuação do Corpo de Bombeiros de Lauro Müller ganha destaque na Câmara de Vereadores

O 1º sargento BM Flávio Costa Araújo se pronunciou para apresentar um balanço dos trabalhos neste primeiro ano de atuação.

Arena Uni inicia com bate-papo sobre educação empreendedora

Semana acadêmica reúne acadêmicos em workshops, oficinas e bate-papos com profissionais referência no mercado

Volante Newton dispara: “É o melhor momento da minha carreira”

Criciúma nunca venceu o Internacional no Beira-Rio