Simulado verificou operacionalização dos equipamentos de prevenção e proteção contra incêndio
Na última semana, a CCR ViaCosteira realizou exercício simulado de prevenção e proteção a incêndio no túnel Willy Alfredo Zumblick, em Tubarão (SC), na região do km 336. Durante a atividade, foram verificados os procedimentos de operacionalização dos equipamentos de segurança dos dispositivos como controle e propagação de incêndio e fumaça.
O cenário envolveu um veículo em pane mecânica gerando fumaça e princípio de incêndio, mobilizando as equipes de atendimento da Concessionária que atuaram com um guincho leve e uma ambulância de resgate.
“Pudemos avaliar todos os processos de atendimento a ocorrências desse tipo como o tempo de resposta das nossas equipes, procedimentos de abordagem, além do correto funcionamento dos nossos equipamentos no túnel”, explica Joelson Ferreira, gerente de Operações da CCR ViaCosteira.
Equipes de prontidão 24 horas por dia
O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) é composto por quatro bases fixas de atendimento com toda infraestrutura necessária para dar apoio aos usuários da rodovia, com banheiros com acessibilidade, área de descanso, bebedor, micro-ondas, totem de atendimento, entre outras.
As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, socorristas e profissionais especializados que trabalham 24 horas para oferecer todo tipo de apoio necessário ao usuário da rodovia. São 19 viaturas dispostas nas quatro bases de atendimento, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.
Em caso de qualquer ocorrência, toda essa estrutura é acionada pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.